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Projetos do campus Macapá levam compostagem orgânica e geojogos para a Escola Ruth Bezerra

Publicado: Sábado, 09 de Dezembro de 2017, 10h17 | Última atualização em Segunda, 11 de Dezembro de 2017, 08h17

 

O que compostagem orgânica e matemática têm em comum? Para a professora de Educação do campus Macapá do Instituto Federal do Amapá Shirly Santos os dois assuntos são complementares. E foi através dos projetos “Jogos Matemáticos para o Ensino da Geometria” e “Práticas Socioecológicas com Aplicação de Compostagem Orgânica”, que a docente e acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Química revitalizaram uma horta na Escola Ruth Bezerra utilizando compostagem orgânica e desenvolvendo objetos e jogos geométricos criados pelos próprios alunos para o espaço. As atividades aconteceram desde o mês de agosto deste ano e envolveram 34 estudantes do 5º ao 9º ano.

“Inicialmente esses projetos seriam desenvolvidos separadamente, mas a professora Iris, da Escola Ruth Bezerra, já revitalizava uma horta que a escola possui. Então foi aí que surgiu a ideia foi unirmos os dois temas. Com isso, os alunos que trabalhavam com compostagem orgânica ao mesmo tempo criavam composteiras caseiras e outros objetos utilizando como base a geometria. Assim, conseguimos envolver tanto o ensino da geometria quanto o da química e das práticas sociológicas”, explicou Shirly Santos.

Para realizarem a compostagem orgânica, os alunos da Escola Ruth Bezerra começaram a separar em casa os resíduos domésticos orgânicos (restos e cascas de frutas, legumes e verduras) para serem utilizadas no processo de produção de adubo. As composteiras caseiras, local onde de são depositados o lixo orgânico, também foram criadas a partir de materiais recicláveis. “Creio que conseguimos despertar nesses alunos a consciência ambiental a partir do reaproveitamento e separação correta do lixo doméstico, realidade ainda pouco praticada em Macapá”, disse a docente.

Os suportes para as composteiras, as mesas e os jogos criados para ornamentar o espaço da horta tiveram como base o ensino da geometria. Tabuleiros, mesas e bancos foram desenvolvidos pelos discentes a partir de objetos reciclados com o objetivo de aplicar uma metodologia construtivista e lúdica para o ensino da matemática. Os dois projetos envolveram tanto aulas teóricas quanto práticas e os estudantes da Escola Ruth Bezerra receberam certificação pelas atividades desenvolvidas.

 

 

Por Jacyara Araújo, jornalista do campus Macapá
Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do campus Macapá
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
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