Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Projeto Liderança 2018 será lançado nesta terça-feira (10/4)
Início do conteúdo da página

Projeto Liderança 2018 será lançado nesta terça-feira (10/4)

Publicado: Segunda, 09 de Abril de 2018, 19h40 | Última atualização em Segunda, 30 de Abril de 2018, 08h41

Promover formação cidadã dos estudantes para a escolha responsável dos novos representantes de turma de todos os níveis e modalidades de ensino do campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap) e refletir sobre democracia, liderança e representatividade é o que propõe o projeto “Liderança e Representatividade: uma escolha democrática”. O projeto será lançado para a comunidade interna nesta terça-feira (10/4), e no dia 12/4 realizará, às 10h e às 20h, no auditório do campus, a palestra "Democracia e Representatividade”, ministrada pelo professor João Morais.

O Projeto Liderança foi iniciado em 2011 no campus Macapá pela Seção de Gerenciamento Pedagógico (Seped) com ações que foram desde exposição sobre o histórico das eleições no Brasil, palestras sobre democracia representativa e voto direto dos alunos em urnas eletrônicas oficiais cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AP). Durante o período 2015-2017, foi desenvolvido pela Seção de Gerenciamento da Assistência Estudantil (Segae). Neste ano, o projeto retoma sob a coordenação da Seped na perspectiva de viabilizar a continuidade desse diálogo junto aos técnicos administrativos, professores e alunos.

“Considerando as eleições majoritárias em 2018, faz-se necessário e oportuno discutir acerca dos rumos da democracia representativa no país. Para isso, o Ifap, enquanto instituição educacional pública, possui, dentre seus objetivos, formar estes alunos para o exercício da cidadania”, lembrou a coordenadora do projeto, Tatiana Duarte.

O projeto será dividido em oito etapas: apresentação do projeto à comunidade escolar e divulgação das ações; formação da comissão eleitoral composta por estudantes, técnicos e professores; inscrições dos candidatos; campanha eleitoral dos candidatos; orientação para os mesários; eleição; divulgação e posse dos novos representantes de turma.

Entre as funções principais do representante de turma estão: ter contato direto com os setores e servidores do Ifap, participando de reuniões e trazendo sugestões para melhorar o desempenho escolar e a harmonia da turma; ouvir opiniões, reivindicações, dificuldades e/ou sugestões da turma e as apresentar aos demais setores do Ifap.

 

Cronograma

Ações

Datas Previstas

Inscrições dos Candidatos

30/04 e 02/05/2018

Homologação das Candidaturas

03/05/2018

Período de Campanha eleitoral

07 a 14/05/2018

Orientação para os Mesários

16/05/2018

Eleição Unificada

17/05/2018

Divulgação do Resultado

18/05/2018

Posse dos Novos Representantes

21/05/2018

 

Por Jacyara Araújo, jornalista do campus Macapá
Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do campus Macapá
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Facebook: /institutofederaldoamapa

registrado em:
Fim do conteúdo da página