Página inicial > Mais Notícias > Estudantes e professores do campus Avançado Oiapoque participam do V Encontro de Jovens Indígenas na Aldeia Kumarumã

Publicado: Terça, 12 de Junho de 2018, 11h20 | Última atualização em Terça, 12 de Junho de 2018, 12h01

De 5 a 9 deste mês, os estudantes Janaína Pantoja, Fábio Nascimento, Elizon Lima, Raimundo Marcelo e Thálison Rabelo e os professores Maria Luciene, Sammuel Vasconcelos e Lilian Lobato do campus Avançado Oiapoque do Instituto Federal do Amapá (Ifap) participaram do V Encontro de Jovens Indígenas na Aldeia Kumarumã, cujo tema foi “Prevenção do Território e da Autonomia como Garantia de Futuro”. A programação contou com debates, palestras, relatos de experiências, cultura, teatro e gincanas que abordaram a garantia de oportunidades para o presente e futuro dos jovens indígenas.

A participação do Ifap no evento teve como objetivo compartilhar informações sobre o campus Oiapoque, vivenciar culturas, lutas, histórias e trabalho executados pelos povos indígenas. Além disso, alunos e docentes colaboraram com oficinas que abordaram sobre Economia Solidária, Saberes Linguísticos e Uso na Internet. “Esse evento foi de grande importância para nossa contínua formação. Temos muito que aprender com os povos indígenas e também contribuir com a sua luta”, disse o professor de Economia do Campus, Sammuel Vasconcelos.

Para a professora Maria Luciene, coordenadora de Ensino, Pesquisa e Extensão do campus Avançado Oiapoque, “viver este momento na Aldeia Kumarumã foi um marco para nossa instituição e para todos envolvidos, devido ao compartilhamento de experiências, conhecer o movimento dos jovens, conviver com a cultura indígena e conhecer seus anseios e perspectivas de futuro. Considero o IFAP Campus Avançado Oiapoque uma oportunidade presente e futura para estes jovens e todo município do Oiapoque”, contou.

Estiveram presentes na mesa de abertura organizações e instituições como IEPE (Instituto de Pesquisa e Formação Indígena), OIJO (Organização Indígenas Jovens de Oiapoque), CCPIO (Conselho de Caciques dos Povos Indígenas do Oiapoque), Prefeitura Municipal de Oiapoque, Conselho Tutelar, AMIN (Associação das Mulheres Indígenas em Mutirão), Mosaíco Amazônico, IFAP (Instituto Federal do Amapá), FUNAI, AGAMIN (Agentes Ambientais Indígenas), Museu Kuahí, dentre outros.