Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Estudantes do Ifap se destacam nas olimpíadas de conhecimento
Início do conteúdo da página

Estudantes do Ifap se destacam nas olimpíadas de conhecimento

Publicado: Terça, 30 de Outubro de 2018, 13h58 | Última atualização em Terça, 30 de Outubro de 2018, 15h01

 

Os estudantes do Instituto Federal do Amapá (Ifap) foram medalhistas em três competições nacionais de olimpíadas de conhecimento. Na Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (Omif 2018) o Ifap ganhou duas medalhas de bronze. Na II Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra foram três medalhas de prata e, na IV Olimpíada Brasileira de Geografia, foram duas medalhas de bronze. Os estudantes medalhistas cursam o ensino médio técnico integrado no campus Macapá.

::Leia também- Novo cronograma de registro fotográfico é disponibilizado pelo campus Macapá | - Feira Amapaense de Matemática mostra criatividade e genialidade | - SNCT: Fabricação de cerveja artesanal atrai estudantes 

OMIF 2018

Em Minas Gerais, na etapa nacional da Omif 2018, o Ifap foi um dos destaques entre as instituições participantes da competição. No ranking final, com duas medalhas e menções de participação, o instituto ficou entre os 18 melhores instituições do evento.

Na Omif 2018 participaram nove estudantes dos campi Laranjal do Jari (3), Macapá (3) e Santana (4). Os estudantes do campus Macapá Denis Rodrigues do Carmo e Danilo Moreira foram os que garantiram a presença do Ifap entre os medalhistas de bronze.

A competição foi realizada em duas fases. A primeira ocorreu no dia 11 de maio deste ano com a participação de 12.300 estudantes de toda a rede federal. Foi aplicada com prova objetiva nos campi participantes. A segunda fase aconteceu, de 19 a 21 de outubro, no campus Muzambinho (MG), do IFSuldeMinas. Esta foi a 1ª edição da Omif e contou com a presença de 150 campi de Institutos Federais de todo o país na competição.

Para o estudante do 3º ano ensino médio integrado de Redes de Computadores Danilo Moreira, “foi uma oportunidade de demonstrar o potencial dos estudantes [do Ifap]”. Ele torce para que outros colegas da instituição consigam nas próximas edições da Omif trazer novas conquistas.

De acordo com a professora de Matemática Lorena Silva, o diferencial da participação dos estudantes do campus Macapá na Omif 2018 foi o projeto Treinamento Olímpico. A iniciativa com a colaboração de docentes do colegiado de Matemática realizou oficinas, palestras e exercícios práticos de conteúdo para a fase local e para a fase nacional.

Segundo a professora, a repercussão da realização do projeto para Omif 2018 foi positiva e permitiu que o mesmo fosse “apresentado para os outros institutos como sugestão para a preparação dos competidores”. De acordo ela, a ideia proposta pelo projeto deverá acontecer também em outros IF's para a preparação de suas equipes, tornando-as ainda mais competitivas.

Para o estudante do 1º ano do ensino médio integrado de Química Denis Rodrigues, o projeto permitiu que ele pudesse alcançar o resultado de provação na primeira fase e deu base para a conquista da medalha em Muzambinho (MG).

A I Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais foi criada para comemorar aos 10 anos dos Institutos Federais brasileiros. A edição 2019 está confirmada para ser realizada e a escolha da sede do evento já está em fase de seleção.

GeoBrasil 2018

Também de 19 a 21 de outubro aconteceu a IV Olimpíada GeoBrasil na Universidade de Brasília (UnB), na capital federal. A GeoBrasil 2018 promoveu a II Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra e a IV Olimpíada Brasileira de Geografia.

Nestas competições o Ifap foi a única instituição do estado a participar da final, levando a equipe formada pelas estudantes do 3º ano do ensino médio integrado de Alimentos do campus Macapá Bruna Lima, Isabely Barbosa e Manuela Picanço, sob a orientação da professora Kerly Jardim.

Foram duas fases online classificatórias para a final em Brasília. Nestas etapas a equipe do Ifap foi medalhista de ouro, ficando entre as duas melhores equipes do Amapá. Esta classificação garantiu a vaga na fase presencial. As estudantes foram submetidas a duas provas em cada uma das competições na fase a distância.

De acordo com Isabely Barbosa, a participação na primeira fase foi realizada com bastante empenho. “ A fase era a semana toda, a gente fazia depois das aulas do Ifap, era um tempo muito curso para as questões, mas mesmo assim a gente se esforçava bastante”, conta a estudante.

Segundo a estudante Manuela Picanço, na fase presencial foram duas provas, uma individual e uma em equipe. Esta metodologia de aplicação permitiria a somatória dos pontos para a classificação final. A somatória dos resultados deu ao ifap as três medalhas de bronze e as duas de prata.

“Esta foi uma experiência incrível”, concluiu a estudante Bruna Lima. “Trazer medalhas para o nosso instituto foi muito importante e adquirir conhecimentos na olimpíada que vamos levar para o resto das nossas vidas”, disse.

Para a orientadora da equipe, professora Kerly Jardim, é um reconhecimento não somente do Ifap, como de todo o estado, visto que foram as únicas participantes do Amapá na competição. Para a professora é importante reconhecer o empenho dos estudantes para a participação nas competições da GeoBrasil 2018.

Participação em eventos

A participação de estudantes e servidores do Ifap em Olimpíadas de conhecimento, bem como em eventos acadêmicos, científicos ou esportivos, é possível graças ao incentivo e ao apoio da instituição como forma de reconhecimento da importância da presença da instituição nestas competições.

No campus Macapá, para a participação com o apoio da instituição, é necessário apresentação da demanda em tempo hábil de até 20 dias de antecedência para análise da disponibilidade de recursos e instrução de processo de concessão.

De acordo com o diretor-geral do campus, Marcio Prado, “nós sabemos que a presença do Ifap nestes eventos permite a inserção de nossos estudantes e servidores em ambientes científicos ou acadêmicos notadamente reconhecidos, mas o mérito é sempre deles”.

:: Leia também |Mais Notícias do campus Macapá

Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do campus Macapá

Instituto Federal do Amapá (Ifap)

Fone: (96) 3198-2159

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Twitter: @ifap_oficial

Facebook: /institutofederaldoamapa

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página