Página inicial > Mais Notícias > Projeto-piloto realiza oficinas de autoestima, bullying e valorização da vida para estudantes do campus Macapá

Publicado: Segunda, 03 de Dezembro de 2018, 12h48 | Última atualização em Terça, 04 de Dezembro de 2018, 13h31
Cerca de 300 estudantes do ensino médio integrado participaram da iniciativa
Dinâmica Avaliação da Autoestima
Foto: Jaqueline Ramos (Arquivo Pessoal)

Durante o segundo semestre de 2018, a Seção de Gerenciamento de Assistência ao Estudante (Segae) em parceria com a Seção de Gerenciamento Pedagógico (Seped) do campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap) colocaram em prática as ações piloto do Projeto Intervenção Preventiva (PIP).

Foram realizadas oficinas direcionadas a estudantes do ensino médio que abordaram temas como autoestima, bullying, respeito à diversidade e valorização da vida.

:: Leia também

- Projeto Ifap na Praça leva serviços à comunidade de Oiapoque |- Estudantes do Ifap produzem biojoias reaproveitando ossos de peixes | - Mais notícias do campus Macapá | - Mais notícias do Ifap

De agosto a novembro deste ano, o projeto-piloto do PIP envolveu 304 estudantes de 10 turmas do ensino médio integrado com o objetivo de desenvolver ações educativas para a formação dos alunos a partir das relações interpessoais e experiências vividas por eles dentro de sala de aula.

A técnica em assuntos educacionais e coordenadora do projeto, Cristiane Lobato, informou que a ideia do projeto surgiu após os ouvir problemas vivenciados pelas turmas e também os relatados pelos professores, pelas escutas psicológicas e junto aos representantes de turma, os quais demandavam ações específicas para minimizar ou sanar esses conflitos. “Nas oficinas foram abordados diversos pontos pelos estudantes sobre suas dificuldades na instituição, com os estudos, com os docentes e nas relações com os colegas de classe. Como resultado das atividades desenvolvidas será socializado o relatório geral com o fórum de coordenadores de curso e equipe gestora para conhecimento e encaminhamentos”, disse Lobato.

Para a coordenadora do projeto, o projeto-piloto rendeu bons e resultados. “Avaliamos que as atividades propostas mostraram-se motivacionais a partir da observação na participação dos estudantes que se envolveram a cada dinâmica, expuseram suas angústias inerentes à turma, aos estudos e à instituição. Além disso, os alunos melhoraram sua postura a partir das reflexões realizadas”, explicou Lobato.

O coordenador da Seage, Cláudio Paes, reforça ainda a importância da efetivação do projeto de extensão como meio de prevenção das problemáticas vivenciadas por cada turma, além da participação de docentes no planejamento e execução das oficinas junto à equipe multiprofissional para o ano letivo de 2019, assim como do acompanhamento ao longo dos semestres.