Página inicial > Mais Notícias > Renovação de matrícula e matrícula em dependência acontece até o dia 19/1

Renovação de matrícula e matrícula em dependência acontece até o dia 19/1

Publicado: Quinta, 03 de Janeiro de 2019, 10h56 | Última atualização em Sexta, 24 de Junho de 2022, 11h44
A matrícula é online pelo sistema Suap e por formulário online para quem utiliza o sistema acadêmico Sages

A rematrícula e a matrícula em dependência para o período letivo 2019.1 dos cursos técnicos, subsequentes, licenciaturas e tecnologias começam nesta quinta-feira (3/1) e vão até o dia 19/1. Os alunos que utilizam o sistema Suap poderão realizar a matrícula online através do endereço www.suap.ifap.edu.br e por formulário online para estudantes que ainda utilizam o Sistema Acadêmico Sages.

As turmas habilitadas a realizarem a renovação de matrícula pelo Suap são:
- Cursos técnicos na forma Integrada (turmas com ingresso a partir de 2016.1);
- Cursos técnicos na forma Subsequente (turmas com ingresso a partir de 2017.1);
- Cursos superiores de Licenciatura (turmas com ingresso a partir de 2015.2);
- Cursos superiores de Tecnologia (turmas com ingresso a partir de 2015.2, exceto a turma de tecnologia em redes de computadores de 2015.2).

Passo a passo para os alunos que utilizam o Sistema Acadêmico SUAP:
1. Acessar o site: www.suap.ifap.edu.br ou menu “portal do aluno” (clicando no ícone “SUAP educacional);
2. Para fazer o Login no sistema: em Usuário digite o “Número de Matrícula”, em Senha digite sua senha ou caso não tenha use a Senha Padrão: ifap.CPF (somente os números);
3. Caso não saiba seu número de matrícula acesse o link:

4. Após entrar no sistema SUAP, clique em “Faça sua matrícula online” no cato superior esquerdo da tela inicial;
5. Para alunos dos cursos técnicos na forma integrada: selecione a “Turma” e clique no botão “Salvar”.
5.1 Para alunos dos cursos técnicos na forma subsequente e cursos superiores: selecione as “Disciplinas” que deseje cursar verificando o horário das mesmas e clique no botão “Salvar”.
Obs.: Legenda do horário – exemplo: 3N45 (3-Terça;N-noturno;4-quarto horário;5-quinto horário).

As matrículas serão processadas no dia 19/1 e somente dia 20/1 serão efetivadas no sistema.

Já para estudantes que utilizam o Sistema Acadêmico Sages, a renovação será pelo formulário eletrônico disponível aqui. As turmas habilitadas para esse procedimento são:
- Licenciatura em Informática (com ingresso anterior a 2015.2);
- Licenciatura em Química (com ingresso anterior a 2015.2);
- Tecnologia em Construção de Edifícios (com ingresso anterior a 2015.2);
- Tecnologia em Redes de Computadores (com ingresso anterior a 2016.2);
- Cursos técnicos subsequentes presencias (com ingresso em 2015.1 e 2016.1);
- Cursos técnicos Integrado (com ingresso em 2014 e 2015);
- Curso técnico Proeja (com ingresso em 2013.2 e 2014.1).

Passo a passo para os alunos que utilizam o Sistema Acadêmico Sages:
1. Consultar o Horário das Turmas para 2019.1 clicando aqui
2. Acessar o link do Formulário de Renovação disponível aqui
3. Preencher as informações solicitadas no formulário e clicar em enviar.

Somente a partir do dia 21/1 as declarações estarão disponíveis no sistema Sages.