Página inicial > Mais Notícias > Ifap inaugura blocos de convivência

Ifap inaugura blocos de convivência

Publicado: Terça, 06 de Agosto de 2019, 08h59 | Última atualização em Terça, 06 de Agosto de 2019, 20h24
Espaço reúne área de lazer, setores administrativos, refeitório e lanchonete

Bloco de convivência do campus Macapá (Foto: Alexandre Brito/Deice-Ifap)

O Instituto Federal do Amapá (Ifap) inaugurou, na última segunda-feira (5/8), os blocos de convivência/assistência ao estudante e refeitório do campus Macapá. Agora, o local reúne setores administrativos, refeitório, lanchonete e um amplo espaço para socialização de estudantes e servidores. “O espaço agrega significativa melhora no dia a dia dos alunos, no fluxo de trabalho administrativo e nos eventos do campus”, frisou o diretor-geral do campus Macapá, Márcio Prado. Clique aqui para ver as fotos.

Nicole Leoni e Bruno Ricardo tocaram na abertura do evento (Foto: Alexandre Brito/Deice-Ifap)

Iniciando a programação, os integrantes da Banda Marcial do Ifap Nicole Leoni, de 20 anos, e Bruno Ricardo, de 17 anos, fizeram a abertura do evento com um repertório musical que incluiu rock, reagge e MPB. A abertura contou, ainda, com os discursos da reitora do Ifap, Marialva Ameida, do diretor-geral, Márcio Prado, e dos políticos que contribuíram através de emenda parlamentar para construção do novo espaço: o ex-senador João Capiberibe e o representante do senador Randolfe Rodrigues, o assessor Charles Chelala.

No descerramento da placa, a reitora Marialva Almeida, com o diretor-geral Márcio Prado, o aluno Danilo Oliveira, o ex-senador João Capiberibe, o assessor Charles Chelala e a servidora Silmara Lobato. (Foto: Alexandre Brito/Deice-Ifap)

“Esse momento é emblemático, porque sonhamos com esse local desde 2014. Esse espaço é para convivência do aluno e do servidor, tanto do campus, como da Reitoria”, afirmou Marialva Almeida.

A partir deste ano, os setores de assistência social, apoio ao estudante e setor médico começam a funcionar no local. De acordo com o supervisor da Seção de Gerenciamento de Assistência Estudantil (Segae), Cláudio Paes, o novo espaço amplia a implementação de projetos do setor. “Além dos auxílios ofertados aos estudantes, nós temos projetos culturais e sociais que, a partir de agora, terão um amplo espaço para serem desenvolvidos. Atualmente, estamos montando um setor para coordenar justamente esses projetos especiais”, informou.

Durante a programação, estudantes jogam o xadrez gigante (Foto: Alexandre Brito/Deice-Ifap)

Além dos setores administrativos, existe agora um espaço exclusivo para alimentação da comunidade escolar: o refeitório. O local possui 40 mesas grandes e 240 lugares. Em média, são servidos 300 almoços para estudantes do ensino médio integrado.

Feedback dos alunos

“Nós vimos isso ser construído, ainda era cercado e ficávamos ansiosos para ver como ficaria. É um espaço ótimo para convivência, estávamos precisando de um espaço para ficar todos reunidos. Dá pra encontrar alunos de outras turmas, nossos horários de intervalo dão certo, então dá pra aproveitar bastante aqui. Além de ser um ótimo espaço para eventos.” - Juliana Gurjão, do 3º ano do curso técnico de Redes de Computadores

“Esse espaço é bem interessante, porque além de conviver com nossos próprios colegas, você pode interagir com pessoas de outras turmas.” - Flávio Theodoro, estudante do 1º ano do curso técnico de Química.

“Esperamos a consciência de todos pela conservação do ambiente e sei que a equipe da Segae vai ter agora melhores condições para realizar os atendimentos. Esse espaço é para integração e troca de experiências entre os cursos.” - Danilo Oliveira, estudante do curso técnico em Estradas.

“Na minha opinião, a estrutura do Ifap é muito boa e de qualidade, porque geralmente o ensino público não é valorizado. Então o Ifap tem a capacidade de mostrar aos alunos que pode sim ser muito bom e de qualidade. Em termos de estrutura, achei esse espaço bem interessante para estimular os jovens a brincarem e se distraírem um pouco da sala de aula. Acredito que com a gestão atual possa melhorar ainda mais a estrutura. - Adriel Lopes, 1º ano do curso técnico em Alimentos.