Página inicial > Mais Notícias > Estudantes participam da etapa escolar da Olimpíada de Língua Portuguesa

Estudantes participam da etapa escolar da Olimpíada de Língua Portuguesa

Publicado: Sexta, 16 de Agosto de 2019, 12h18 | Última atualização em Terça, 20 de Agosto de 2019, 11h22

Primeiros colocados na OLP (Foto: Jefferson Souza/Secom-Ifap)

A premiação dos primeiros colocados na etapa escolar da 6º edição da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP) aconteceu nesta sexta-feira (16/8), no Bloco de Convivência do campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap). Os vencedores em 1º lugar estão classificados para a etapa municipal da competição. A OLP é uma competição de abrangência nacional e envolve professores e alunos de escolas públicas e privadas do país. Confira as fotos clicando aqui.

Estudantes de 1º e 2º anos do Ensino Médio participaram, em trio, da categoria Documentário. Já os alunos do 3º ano do Ensino Médio concorreram individualmente na categoria Artigo de opinião. Confira os vencedores:

Gênero Documentário
1º Lugar – O sinistro da Baixada: Phelp ontem e hoje
Estudantes: Bruna Nathália de Amaral, Daniel Willian Maciel e Eloisa de Souza (Curso técnico de Química)
2º Lugar – Joca: o contador de histórias
Estudantes: André dos Santos, Inácio José de Sousa, Cony Anderson Vilhena (Curso técnico em Redes de Computadores)
3º Lugar – Marabaixo
Estudantes: Juliana Pereira, Kaira Raquel de Souza e Lucas Almeida (Curso técnico em Redes de Computadores)

Estudantes vencedores do 1º Lugar na Categoria Documentário (Foto: Jefferson Souza/Secom-Ifap)

O documentário vencedor relata o incêndio ocorrido no bairro Perpétuo Socorro em 2013 e faz uma crítica ao poder público, que ainda trata com descaso a área atingida pelo fogo. “Pensamos em possíveis temas sobre a nossa terra e a Bruna lembrou que alguns familiares dela tinham sido vítimas do incêndio. A partir daí, fomos consolidando a ideia e conseguimos falar com bombeiro, jornalista e vítimas que participaram do ocorrido”, disse Eloisa de Souza.

Para o estudante Daniel Willian, retratar a tragédia é uma forma de tentar ajudar os moradores e ex-moradores afetados no incêndio. “Por ter sido um fato que aconteceu há muito tempo e ainda tem um espaço aberto no local do incêndio sem utilidade pública, servindo até como depósito de lixo, nós esperamos que com esse documentário o poder público ou outra autoridade possa ajudar os moradores que ainda sofrem as sequelas”, contou.

Os estudantes tiveram a orientação do professor André Adriano Brun.

Categoria Artigo de Opinião
1º Lugar: “A precariedade nos transportes públicos no estado”
Estudante: Hevellyn Vitória de Oliveira Viana (curso técnico de Alimentos)
2º Lugar: “Palafitas – Problemas social e urbano na cidade de Macapá”
Estudante: Thiago Freitas Pacheco (curso técnico em Redes de Computadores)
3º Lugar: “Saneamento básico no estado do Amapá”
Estudante: Merian Ferreira Guedes (curso técnico em Alimentos)

1º Lugar na categoria Artigo de Opinião (Foto: Jefferson Souza/Secom-Ifap)

“É uma sensação inspiradora ter meu texto como vencedor”, disse Hevellyn Vitória de Oliveira, que venceu na categoria Artigo de Opinião. O texto aborda o valor das passagens de ônibus na cidade de Macapá e compara com o serviço prestado à população. “Pelo alto valor que a gente paga, notei que o serviço não é de qualidade, porque os ônibus não têm uma estrutura boa e os passageiros não se sentem seguros”, comentou. A estudante teve orientação da professora Mônica Chucre.

O diretor-geral do campus Macapá, Márcio Prado, o Diretor de Ensino, Alessandro Oliveira, e os professores de língua portuguesa entregaram aos vencedores medalhas, certificados e livros. “Fizemos essa premiação para estimular e valorizar os estudantes a participarem de olimpíadas de conhecimento como essa”, disse o coordenador do curso de Licenciatura em Letras Português/Inglês, André Adriano Brun. “Estamos confiantes que nossos estudantes consigam se classificar na próxima etapa”, comentou.

Professores de Língua Portuguesa do Ifap também ajudaram os estudantes a se preparem para a competição. “O colegiado se empenhou em ministrar oficinas e os professores também reforçaram o conteúdo visto em sala de aula”, concluiu Brun.