Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Nossos Cursos > Uncategorised > Licenciatura em Física
Início do conteúdo da página

Licenciatura em Física

CORPO DOCENTE

ATOS LEGAIS

REGULAMENTAÇÕES

COLEGIADO DO CURSO

ATAS DE REUNIÕES

EVENTOS

PRÁTICAS EXITO

 

PERFIL PROFISSIONAL 

O Licenciado em Física, egresso do Campus Macapá do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (Ifap) , será um profissional que admite competências e habilidades dedicadas, preferencialmente, à formação e à disseminação da Ciência Física e suas implicações em diferentes instâncias sociais, seja através da atuação no espaço formal ou informal de ensino. Além disso, o Licenciado em Física disporá de:

✔ Conhecimento da vivência na organização escolar, do currículo e dos processos de ensino e políticas de inclusão de pessoas com deficiência;
✔ Elementos norteadores no tocante a ética profissional da docência;
✔ Capacidade para fazer uso da das Tecnologias da Informação e Comunicação na sua prática pedagógica;
✔ Qualidades que lhe permitam primar pelo desenvolvimento do educando, construindo sua autonomia intelectual e seu pensamento crítico científico;
✔ Conhecimentos para o reconhecimento da física e seu papel nos aspectos que envolvam Ciência,
Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) com vistas na formação transdisciplinar.
✔ Domínio da Ciência Física em seus aspectos fundamentais, sejam eles da área clássica ou moderna e contemporânea deste conhecimento;
✔ Elementos para atuar como docente na Educação Básica (9° ano do ensino fundamental e séries
correspondentes ao ensino médio), bem como na Educação Profissional, Científica e Tecnológica tanto em instituições que promovam o ensino presencial quanto à distância;
✔ Fundamentos teórico-práticos para acompanhar a transformação da sociedade, de modo que este aplique as habilidades e competências necessárias para atender tanto as expectativas atuais, bem como adequar as existentes, frente as novas perspectivas de atuação, preferencialmente, na área de ensino de física.
✔ Formação didático-científica sólida para reconhecer as relações da física com outras áreas do saber, elucidando suas aplicações em aspectos que promovam as modificações sociais para o pleno desenvolvimento da humanidade;
✔ Conhecimentos para que possa planejar, organizar e desenvolver atividades e materiais didáticos relativos ao ensino de física;
✔ Fundamentação científica e metodológica para realização de pesquisas no campo do ensino de física de modo que este profissional também seja crítico ao ponto de investigar sua própria prática docente.

ÁREA DE ATUAÇÃO

O profissional formado no curso de Licenciatura em Física do IFAP, atuará na docência da física, preferencialmente, para atendimento da educação básica (9° ano do ensino fundamental e séries correspondentes ao Ensino Médio) tanto em escolas do setor público quanto do setor privado. Por tratar-se de uma atividade predominantemente intelectual, o licenciado em Física tem a possibilidade de atuar na pesquisa, planejamento e em algumas práticas relacionadas ao meio ambiente, inovação tecnológica e/ou ações coletivas que requerem a presença deste profissional.
Como possibilidades de atuação profissional, além da docência, podemos citar:
• Produzir materiais didático-pedagógico na área de ensino de Física;
• Disseminar conhecimento na área e no ensino de Física;
• Atuar na educação à distância, em centros de pesquisa, museus de ciências e em outras esferas científicas que contemplem estudos na área de Física.

ESTRUTURA

O campus Macapá do Ifap conta com uma excelente estrutura: salas climatizadas, biblioteca incluindo acervo específico e atualizado. O campus possui Laboratório de Ensino de Física, realização há de aulas práticas.

MATRIZ CURRICULAR

Confira aqui a Matriz Curricular do Curso de Licenciatura Plena em Física

INGRESSO

O ingresso nos cursos superiores do Ifap é feito por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), de acordo com as notas do candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior à abertura das vagas. O período de inscrições é divulgado na página do Sisu. Outra forma é ingresso é através do Processo Seletivo de Matrículas Especiais (Vestibulinho) para portadores de diploma de graduação ou acadêmicos que estejam matriculados em cursos superiores de outras instituições de ensino superior, desde que seja de áreas afins. O candidato também pode solicitar o ingresso como portador de diploma, transferências internas e de outras instituições de ensino.

NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE
Instituição do Núcleo Docente Estruturante (NDE) - Portaria nº 69/2022 - DIGERAL/MCP/IFAP
Membros:
Prof. Willians Almeida (presidente)
Prof. Argemiro Bastos
Prof. Astrogecildo Brito
Prof. Cássio Santos
Prof. Emanuel Sousa

COORDENAÇÃO DO CURSO 

Docente: Prof. Dr. Willians Lopes de Almeida
Contato: [Em atualização]
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Ato Normativo:  PORTARIA N° 208/2022 - GAB/RE/IFAP

 

ENDEREÇO DO CAMPUS

Rodovia Br 210, Km 03, S/Nº, Brasil Novo
Macapá/AP
CEP: 68.909-398
Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Fim do conteúdo da página