Página inicial > Mais Notícias > Janeiro Branco: Campus Macapá retorna acolhimento psicológico aos estudantes

Janeiro Branco: Campus Macapá retorna acolhimento psicológico aos estudantes

Publicado: Terça, 12 de Janeiro de 2021, 09h53 | Última atualização em Segunda, 18 de Janeiro de 2021, 16h17

O agendamento deve ser realizado por e-mail junto ao setor de Assistência Estudantil

Acolhimento Psicológico para estudantes dos Campi do Ifap de Macapá e Porto Grande | Arte: Secom/Campus Macapá

Como forma de incentivo aos cuidados com a saúde mental e de adesão à campanha Janeiro Branco, o Campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap), através do Departamento de Assistência Estudantil (Daes), retorna com o agendamento para o atendimento do projeto Acolhimento Psicológico.

Neste primeiro momento, o projeto é voltado exclusivamente aos estudantes, com atendimento de forma remota, através de aplicativo de chamada de vídeo ou mensagem. O interessado pode agendar com a equipe do Acolhimento Psicológico através do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.Os horários de atendimento serão combinados, segundo a disponibilidade da equipe e do estudante.

De acordo com a diretora do Departamento de Assistência Estudantil (Daes) do Campus Macapá, Cristiane Lobato, o mês de janeiro é “dedicado à saúde e bem-estar, colocando-se em evidência o tema da saúde mental com o objetivo de prevenir o adoecimento emocional do ser humano”.

Para a diretora, “como estamos vivenciando um momento de pandemia, isolamento social, é necessário estarmos também cuidando de nossa saúde mental e o mês de janeiro só vem reforçar que em todas as épocas do ano precisamos cuidar de nós mesmos”.

Acolhimento Psicológico

O projeto Acolhimento Psicológico é coordenado pelo Setor de Projetos Especiais do Daes do Campus Macapá. Nesta etapa inicial, conta com a parceria do Setor de Assistência Estudantil do Campus Agrícola Porto Grande para atendimento também de estudantes desta unidade.

Como projeto, a iniciativa do Acolhimento Psicológico será contínua durante o ano de 2021 nos Campi Macapá e Porto Grande. Para os próximos meses já estão planejadas ações para estabelecer parcerias com outras instituições e ampliar o atendimento à comunidade escolar.

A coordenadora do Setor de Projetos Especiais do Daes, Elaine Fernandes, explicou que o Acolhimento Psicológico não é uma psicoterapia clínica. Segundo a coordenadora, “quando se observa que o discente necessita de outro profissional da saúde, ou da psicoterapia clínica, em casos de depressão, ansiedade, comportamento suicida e outros, o mesmo é encaminhado para a rede de saúde do município", ou seja, a Unidade Básica de Saúde mais próxima da residência do estudante.

Para Elaine Fernandes, “este momento de pandemia é desafiador em diversos aspectos, tanto para profissionais de saúde, educadores e estudantes, quanto para a população em geral, uma vez que há um contexto de tensão em relação ao vírus e às relações humanas”.

A psicóloga explicou que tais circunstâncias “podem agravar conflitos já existentes, os quais, muitas vezes, estão na própria família, e estar isolado num contexto como este faz as pessoas sofrerem mais”. Segundo ela, o “Acolhimento Psicológico vem contribuir neste momento especificamente com orientações de como lidar com o isolamento social e os danos na saúde mental que o mesmo pode acarretar”.

Foto: Divulgação campanha Janeiro Branco

Janeiro Branco

Criada em 2014 por um grupo de psicólogos de Uberlândia (MG), a campanha chega em sua 8ª edição e apresenta como lema “Todo Cuidado Conta”. Este ano a mobilização em torno do tema visa promover um pacto pela saúde mental, em especial, pelas consequências recentes relacionadas à pandemia da Covid-19.

Em caso de intenso sofrimento, estresse, sinais de ansiedade ou depressão, recomenda-se a procura de ajuda especializada para lidar com as circunstâncias.

Seção de Gerenciamento de Comunicação Social (Secom) do Campus Macapá do Ifap

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. | O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Facebook:/institutofederaldoamapa