Página inicial > Mais Notícias > Setor lança 13 cartilhas informativas sobre saúde e bem-estar

Setor lança 13 cartilhas informativas sobre saúde e bem-estar

Publicado: Segunda, 31 de Agosto de 2020, 18h57 | Última atualização em Quarta, 02 de Setembro de 2020, 15h25

Pensando na saúde física e psicológica de estudantes e servidores do Instituto Federal do Amapá (Ifap), o Setor de Saúde do Estudante (Sese) do Campus Macapá lançou 13 cartilhas informativas sobre bullying, tuberculose, hipertensão, atividade física, uso de álcool na adolescência, violência doméstica, ansiedade, namoro saudável, câncer, dengue, dietas, primeiros socorros e obesidade. Para baixá-las, clique aqui.

Os temas já são trabalhados durante o ano letivo e, por conta da pandemia da Covid-19, o Setor de Saúde sentiu a necessidade de manter informados tanto alunos quanto servidores sobre essas temáticas. “O setor de saúde realiza várias ações e projetos ao longo do ano letivo. Mediante a realidade pandêmica atual, vimos a necessidade de nos manter presentes, com orientações, dicas e informações de saúde, mesmo estando distantes fisicamente de nossos alunos. Portanto, a ideia das cartilhas surgiu dessa necessidade”, contou a responsável pelo Sese, Elinete Amanajás.

As cartilhas também estão relacionadas aos projetos desenvolvidos pela Seção de Saúde do Estudante. “A cartilha ‘Primeiros Socorros’, por exemplo, refere-se à capacitação que o Setor de Saúde daria para os servidores do Campus; já a cartilha sobre ‘Prevenção do Câncer de Colo do Útero’ refere-se ao projeto Outubro Rosa, que é desenvolvido anualmente pelo Setor; as cartilhas sobre ‘Prevenção à hipertensão’ e ‘Obesidade na Adolescência’ referem-se à ação denominada pela saúde de ‘Primeira e Segunda Ação de Saúde: HA + DM+’”, exemplificou Amanajás.

Para Elinete Amanajás, a informação é a maior aliada na prevenção de doenças físicas e psicológicas. Por isso, a disponibilização do material é importante para comunidade acadêmica e estudantil. “Sempre orientamos os nossos discentes que busquem informações seguras que possam ajudá-los diante de situações que possam ocorrer com eles. Aprofundar-se nos conteúdos das cartilhas irá prepará-los para agir e/ou buscar ajuda no lugar e no momento certo. Acontecendo isso, nosso objetivo terá sido atingido”, completou.

A diretora do Daes, Cristiane Lobato, também acredita que as cartilhas sejam um meio didático e dinâmico para que os alunos tenham conhecimento de temas relevantes. “Esperamos que os estudantes do Ifap, ao lerem as cartilhas, apropriarem-se desse conhecimento, podendo ir mais além das informações propostas, contribuindo, assim, na formação acadêmica e pessoal deles, pondo em prática muito de suas dicas”, almejou.

Por Jacyara Araújo, jornalista do Campus Macapá
Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do Campus Macapá