Página inicial > Mais Notícias > Banda Marcial do Ifap participa de desfile cívico dia 13/9 no sambódromo de Macapá

Publicado: Terça, 04 de Setembro de 2018, 11h44 | Última atualização em Quarta, 05 de Setembro de 2018, 08h50

Os ensaios da Banda Marcial do campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap) começaram e o grupo formado por 40 pessoas entre alunos, servidores e comunidade externa já tem data para a apresentação de estreia: 13 de setembro, no desfile cívico no Sambódromo de Macapá. O convite foi realizado pelo coordenador estadual de Bandas Marciais do Estado do Amapá, Elias dos Santos, que também é o maestro responsável pelos ensaios da banda do Ifap.

A Banda Marcial do campus Macapá foi criada em maio deste ano a partir do projeto de extensão coordenado pelo servidor e pedagogo do Ifap, José Luis Nogueira. “A promoção de valores, a valorização da cultura musical como agente integrador, faz-se necessário dentro de uma instituição de ensino do porte do Instituto”, contou Nogueira.

Os ensaios acontecem três vezes por semana e os membros tocam bumbo, pratos, surdos, caixas, dentre outros equipamentos. “A ideia é que a Banda Marcial do Ifap faça apresentações em eventos na cidade de Macapá. Além de trabalharmos o lado musical da comunidade estudantil do Ifap, podemos levar esses membros a fazer grandes apresentações”, disse o maestro Ten Elias dos Santos, do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá, que realiza trabalho voluntário.

“Ações como essas promovem a integração dos estudantes e desperta talentos, além de humanizar nossa comunidade interna. Por isso, a direção-geral apoia e trabalha para o progresso e o êxito da Banda Marcial do campus Macapá”, disse o diretor-geral do campus Macapá, professor Márcio Prado.