Página inicial > Mais Notícias > Seminário de Mineração reúne produção científica de estudantes

Seminário de Mineração reúne produção científica de estudantes

Publicado: Sexta, 23 de Novembro de 2018, 09h59 | Última atualização em Sexta, 23 de Novembro de 2018, 12h35

Com o tema “Integrando a academia ao setor produtivo”, o colegiado do curso técnico de Mineração realizou, na última quinta-feira (22/11), na biblioteca do campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap), o primeiro Seminário de Mineração. O evento reuniu estudantes e contou com 16 atividades entre exposições orais e de banner, mostras de vídeos, palestras e videoconferência.

De acordo com o coordenador do curso, professor Sandro Balieiro, um dos objetivos do evento foi integrar os alunos do 1º, 2º  e 3º anos com os estudantes concluintes no 4º ano. “Além da troca de conhecimento entre os estudantes, propomos integrar a comunidade externa ao que foi produzido pelos alunos do curso”, disse Balieiro.

Os trabalhos orais, mostras de banner e palestras apresentados foram “Geologia do areal Morro Branco”, “Aspectos da lavra do areal Morro”, “Aspectos ambientais na lavra de areia”, “Caracterização de amostras de areia”, “Análise de qualidade do laboratório de mineração do Ifap”, “Determinação da eficiência do quarteador de polpas utilizando como parâmetro na análise granulométrica”, “Casca de 'banana da terra' aplicada como biossorvente”, “Mostra de TCC dos alunos do 3º ano”, “Apresentação dos cursos Técnico em Cerâmica e Superior Tecnologia em Mineração”, “Videoconferência IFRN: “Inovação na tecnologia Mineral”, “Atuação do técnico em mineração no embarque de minério”, “Tecnologia de Sorting aplicada a mineração”, “Associação Patronal de Mineração do Amapá”, “Mostra de vídeos de segurança no trabalho com alunos do 3º ano”, “Aspectos da queima de peças cerâmicas” e a palestra “Desmonte de rochas”.

A abertura do evento contou com as falas dos professores Antônio de Pádua Arlindo Dantas, Franciolli da Silva Dantas de Araújo, Lidia Dely Alves de Souza Meira, Moacir Medeiros Veras e Everton Miranda da Silva, que compõem o colegiado do curso técnico em Mineração.