Página inicial > Mais Notícias > Campus Macapá terá curso de Engenharia Civil em 2020

Campus Macapá terá curso de Engenharia Civil em 2020

Publicado: Quarta, 18 de Dezembro de 2019, 09h55 | Última atualização em Segunda, 20 de Janeiro de 2020, 08h40
As inscrições para as vagas serão pelo Sisu

Estudantes do Campus Macapá na II Semana de Construção de Edifícios

O primeiro curso de bacharelado do Campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap) será o de Engenharia Civil em 2020. A Resolução nº 117/2019 do Conselho Superior do Ifap aprovou o ato de criação e funcionamento do novo curso em novembro deste ano e oferta 40 vagas para o turno da noite. As inscrições acontecem pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC), a partir do dia 21 de janeiro.

:: Leia mais: Ifap oferta três novos cursos superiores no Sisu 2020

Essa será a segunda instituição pública do estado a ofertar o bacharelado em Engenharia Civil. Para o coordenador do curso, Sandro Barreto, o setor econômico do estado só tem a ganhar com a nova demanda de futuros profissionais. “O curso é essencial para o desenvolvimento do Amapá. O estado ainda é carente no que diz respeito a infraestrutura, estradas, pontes e prédios, por exemplo”, informou. “Então o bacharelado em Engenharia Civil vai possibilitar que estudantes se formem e trabalhem aqui”, disse Barreto.

Os laboratórios já existentes no Ifap e que atendem os cursos técnicos e subsequentes em Edificações, Estradas  e o curso superior em Tecnologia em Edifícios também darão suporte aos futuros calouros de Engenharia Civil. “Poder ofertar mais esse curso no Campus Macapá faz parte da política de verticalização em todos os níveis de ensino do Ifap, que visa a otimização da infraestrutura física. Ou seja, os estudantes do ensino médio e subsequente de áreas afins podem continuar no curso superior dentro da instituição”, informou o diretor-geral do Campus Macapá, Márcio Prado.

Para Sandro Barreto, a infraestrutura do Ifap é bem avançada, a qual possibilita ao acadêmico praticar vários ramos dentro da Engenharia. “Temos o laboratório de solos, laboratório de materiais, laboratório de estrutura e asfalto. Então, as três principais áreas da engenharia o Instituto já absorvem o laboratório competente para realizar ensaios e pesquisas científicas. Também podemos citar os laboratórios de informática, que serão equipados com software específicos e contemplarão os componentes curriculares do curso”, assegurou.

Área de Atuação
O Engenheiro Civil é habilitado para trabalhar em empresas de construção civil e em obras de infraestrutura de barragens, de transporte e de saneamento; em obras ambientais e hidráulicas; em serviço público e privado, em instituições de ensino e de pesquisa; em serviços autônomos.

Cursos Superiores 2020 ofertados pelo Campus Macapá