Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Ifap realiza colação de grau de cursos superiores do Campus Macapá
Início do conteúdo da página

Ifap realiza colação de grau de cursos superiores do Campus Macapá

Publicado: Segunda, 27 de Janeiro de 2025, 13h12 | Última atualização em Segunda, 27 de Janeiro de 2025, 16h44

 

O Campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap) realizou na última sexta-feira (24/1), no auditório da unidade, a solenidade de colação de grau dos cursos superiores concluintes do primeiro semestre de 2024.

 

Em uma cerimônia presidida pelo reitor do Ifap, Romaro Silva, na presença do diretor geral Marcus Buraslan, 26 formandos dos cursos de Licenciatura em Física, Licenciatura Formação Pedagógica, Licenciatura Letras Português-Inglês, Licenciatura Matemática, Licenciatura Química e de Tecnologia em Alimentos e em Tecnologia Mineração receberam o grau de nível superior pelo Ifap. 

 

 

“Este é um momento único na minha vida, a conclusão de uma etapa muito importante. Agradeço a Deus e agradeço aos meus pais por estarem compartilhando comigo e neste momento”, disse o formando em Licenciatura em Matemática, Salatiel dos Santos Silva. Para ele, o momento foi também para agradecer ao Ifap, que por meio de seus professores, lhe proporcionou a formação desejada. 

 

Cada um dos 26 concluintes subiram ao palco do auditório do Campus e recebeu a outorga conferida pelo reitor e os cumprimentos da mesa de honra composta pelos professores paraninfos Ubaiara Brito, Carlos Alexandre Nascimento, Luciana Carlena, Salvador Taty, Rafael Holanda e Franciolli Araújo. A emoção por vezes tomou conta dos formandos, familiares presentes e até mesmo da mesa de honra quando cada um relembrava sua trajetória até o momento de colação.

 

 

O orador dos cursos de licenciatura, Hendrel Jonnys Feitosa da Silva, destacou em seu discurso os desafios enfrentados pelos estudantes e os vários momentos de superação ocorridos comuns na rotina de jovens universitários. O orador, em nome dos graduandos, agradeceu aos professores que diretamente colaboraram para a formação profissional.

 

A oradora representante dos cursos de Tecnologia da cerimônia, Quezia Silva de Moraes, trouxe em seu discurso a lembrança dos melhores momentos vividos pelo grupo de formando e o que cada um deles mais se destacou durante os estudos e a rotina. 

 

 

Para o diretor geral do Campus Macapá do Ifap Marcus Buraslan vivenciar o momento de colação de grau é sempre emocionante e destacou que os novos licenciados e tecnólogos certamente receberam uma excelente formação acadêmica e lembrou que muitos ex-estudantes da instituição voltam ao Ifap como servidores.

 

Recentemente tivemos o concurso público e muitos ex-alunos foram aprovados, estão voltando agora como servidores, isso porque receberam aqui um excelente formação que abriu portas para eles permitindo alcançar essa realização”, disse. Buraslan também os incentivou para continuarem em busca de qualificação, agora em nível de pós-graduação.

 

O reitor Romaro Silva destacou que a formatura é um dos momentos mais importantes para a instituição. Segundo ele, “este momento é a culminância de nosso trabalho, é a certeza de que nós estamos contribuindo com o desenvolvimento do estado, que estamos contribuindo com a transformação de vida por meio de uma atuação profissional no futuro”.

 

O reitor Romaro Silva destacou que a formatura é um dos momentos mais importantes para a instituição. Segundo ele, “este momento é a culminância de nosso trabalho, é a certeza de que nós estamos contribuindo com o desenvolvimento do estado, que estamos contribuindo com a transformação de vida por meio de uma atuação profissional no futuro”.

 

 

Falando aos novos licenciados e tecnólogos, o reitor afirmou que eles “são frutos de um projeto que acredita na educação como um ato de transformação social" e que, por isso, devem ter o compromisso com a “defesa intransigente da universidade pública, da ciência, da pesquisa e da extensão’

 

Para o reitor é importante repensar o modo de vida, as práticas e escolhas diante da crise climática, de se refletir sobre a importância da democracia, enraizada “no respeito às diferenças, na inclusão, na liberdade de expressão e na luta contra qualquer forma de discriminação".

 

Ele afirmou ainda que o “mercado exige inovação e resultados, mas nunca percam de vista os valores que aprendemos aqui: o respeito pelo próximo, a empatia e o desejo de construir um mundo mais justo”.

 

Concluindo a cerimônia, os novos graduados foram recepcionados com calorosos aplausos pelo público presente formado por familiares, amigos convidados e servidores da instituição.

 

Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do Campus Macapá
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Instagram: @ifapoficial
Facebook: /institutofederaldoamapa

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página