Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Campus Macapá participa da Expo Favela Paris e fortalece sua atuação internacional
Início do conteúdo da página

Campus Macapá participa da Expo Favela Paris e fortalece sua atuação internacional

Publicado: Quarta, 16 de Julho de 2025, 17h04 | Última atualização em Quarta, 16 de Julho de 2025, 17h38

Da esquerda para a direita: Mayara Costa, Assessora de Relações Internacionais do Ifap, Alice Reis e Tiago Pinheiros, ambos estudantes do Campus Macapá

Três representantes do Instituto Federal do Amapá (Ifap) participaram da Expo Favela Innovation Paris 2025, realizada entre os dias 2 e 4 de julho, na capital francesa. A missão internacional resultou em oportunidades concretas de articulação com instituições estrangeiras, divulgação de projetos desenvolvidos no Instituto Federal do Amapá (Ifap) e fortalecimento da formação cultural, empreendedora e linguística dos estudantes envolvidos.

A delegação foi composta pela estudante Alice Reis, que apresentou o projeto “Entre dois hemisférios: um negócio que surgiu no meio do mundo”, pelo estudante Tiago Pinheiro, idealizador do projeto “Aqui Eco Resgate”, e pela assessora de Relações Internacionais, Mayara Costa, que acompanhou os discentes nas atividades.

Durante a agenda em Paris, os estudantes visitaram o local do evento antes da abertura oficial, organizaram seus estandes, interagiram com empreendedores estrangeiros e brasileiros, e participaram de momentos de intercâmbio cultural e profissional. 

Participação Alice Reis na mesa-redonda “Entreprendre du Nord au Sud du Brésil”, na qual destacou o papel da educação como ferramenta de transformação social.

A participação na Expo resultou em conexões com potenciais parceiros institucionais para o desenvolvimento, financiamento e divulgação dos projetos apresentados. Um dos destaques foi o projeto de Alice, que chamou atenção pelo uso de insumos naturais da Amazônia em produtos cosméticos sustentáveis. Já Tiago dialogou diretamente com o governador do Rio Grande do Sul sobre a aplicabilidade do seu projeto em situações de desastres ambientais, como as enfrentadas recentemente no estado.

“A Expo foi uma experiência incrível. Apresentei meu projeto, conheci pessoas de vários países e fiz conexões importantes. Foi um desafio falar em outras línguas, mas também um momento de muito aprendizado”, avaliou a estudante Alice Reis.

 

Tiago Pinheiro em conversa com Eduardo Leite (PSD), governador do Rio Grande do Sul: “Conversar com o governador foi muito marcante, porque ele demonstrou interesse real no meu projeto.

Volto com mais maturidade e visão sobre o que podemos construir a partir daqui”, relatou .

Além do reconhecimento dos projetos, os estudantes puderam colocar em prática habilidades em línguas estrangeiras adquiridas no Ifap, como inglês, francês e espanhol, identificando também a necessidade de fortalecer esse eixo formativo para ampliar a inserção internacional da instituição.

De acordo com a professora Mayara Costa, a experiência contribuiu para o amadurecimento pessoal e acadêmico dos estudantes e consolidou a presença do Ifap em um espaço internacional de fomento ao empreendedorismo de base comunitária e inovação social. A docente também ressaltou o impacto positivo da missão na projeção institucional: “Essa participação abre portas para que o Ifap se consolide como referência na promoção de iniciativas empreendedoras em contextos periféricos e sustentáveis, com alcance global”.


Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do Campus Macapá
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Instagram: @ifapoficial
Facebook: /institutofederaldoamapa

registrado em:
Fim do conteúdo da página