Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Histórico
Início do conteúdo da página

Histórico

Instituto Federal do Amapá

A história do Instituto Federal do Amapá (Ifap) começa em 25 de outubro de 2007, com a criação da Escola Técnica Federal do Amapá (Etfap), instituída pela Lei nº 11.534. Em 13 de novembro de 2007, a Portaria MEC nº 1066 atribui ao Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará (Cefet/PA) o encargo de implantar a Etfap. Para tomar à frente das articulações locais e viabilizar a implantação da então Escola Técnica Federal do Amapá, a Portaria MEC nº 1199, de 12 de dezembro de 2007, nomeia o professor Emanuel Alves de Moura para exercer o cargo de Diretor Geral Pró-Tempore.
 
Em 29 de dezembro de 2008, a Lei nº 11.892 que institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, transforma a Etfap em Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (Ifap) – autarquia vinculada ao Ministério da Educação, detentora de autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didático-pedagógica e disciplinar, equiparada às universidades federais. Dando continuidade ao processo de implantação, o professor Emanuel Alves de Moura é nomeado reitor Pró-Tempore, pela Portaria MEC 021/2009, de 07 de janeiro de 2009.

Como uma instituição de educação básica, profissional e superior, plurricurricular, multicampi e descentralizada, a partir de 2010, seguindo a política de atuação da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, o Ifap passa a ofertar gradativamente cursos nos diferentes níveis e modalidades do ensino técnico e tecnológico, com o compromisso de viabilizar o desenvolvimento integral do cidadão trabalhador.

Além da Reitoria, o Instituto Federal do Amapá é constituído pelos campi Macapá, Laranjal do Jari, Santana e Porto Grande, bem como o campus avançado de Oiapoque e o centro de referência em Educação à Distância (Ead) em Pedra Branca do Amapari, estrategicamente localizados para contribuir com o desenvolvimento do Estado. 

O Instituto Federal do Amapá iniciou as atividades no ensino em 8 de setembro de 2010, somente com a oferta de cursos técnicos na modalidade Subsequente, atendendo 420 alunos - 280 no campus Laranjal do Jari e 140 no campus Macapá. Os primeiros cursos implantados – definidos em audiências públicas, com foco nos arranjos produtivos locais – foram os de Informática, Secretariado e Secretariado Escolar, no campus Laranjal do Jari; e de Informática e Edificações, no campus Macapá.

Campus Macapá

Macapá, capital do Estado, possui cerca de 465.495 habitantes, o que corresponde a cerca de 75% da demografia do Estado. É na capital que fica localizada a sede da Reitoria do Ifap e o primeiro campus do Instituto a ser implantado.

campus Macapá inicia sua atividades de ensino no 2º semetre de 2010 com a oferta de 140 vagas para os cursos subsequentes de Técnico em Edificações, Técnicos em Mineração, Técnico em Alimentos e Técnico em Redes de Computadores. As primeiras turmas iniciaram na sede provisória Escola Darci Ribeiro, no bairro Novo Horizonte, cedida pelo Governo do Estado do Amapá para o início das atividades administrativas de implantação do Instituto Federal.

Em 2011, obedecendo ao processo de instalação e implementação, começaram a ser ofertados os demais cursos de Ensino Técnico de Nível Médio nas modalidades Integrado, Subsequente e Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) Cursos superiores de Licenciaturas e de Tecnologia, Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu e Formação Inicial e Continuada – FIC. Nesse ano foram ofertados cursos FIC no âmbito dos programas federais: Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (PRONATEC) e o Programa Nacional Mulheres Mil (PNMM), bem como Profuncionário, voltado à capacitação do funcionalismo da rede pública estadual e municipal do Amapá. Naquele ano, devido o crescimento das atividades, a sede provisória do campus Macapá transfere-se para o Centro de Educação Profissional Graziela Reis de Souza, no centro da capital, cedida pelo Governo do Estado do Amapá.

Em Fevereiro de 2012 as atividades administrativas e de ensino transferem-se para o prédio definitivo, localizado no bairro Brasil Novo, zona norte de Macapá, possibilitando a ampliação as atividades do Ifap na capital. 

Ao campus Macapá está ainda vinculado administrativamente o campus Avançado de Oiapoque. Clique aqui e saiba mais sobre esta unidade do Ifap.

Servidores

 

Cursos

Conheça os cursos ofertados pelo campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap)

Fim do conteúdo da página