Docentes do Campus Macapá publicam mais de 70 artigos entre 2022 e 2024
Parte dos docentes do Campus Macapá que estão na lista de autores com artigos publicados em periódicos científicos nos dois últimos anos
Ministrar aulas, aplicar provas e avaliar trabalhos em grupo são algumas das atribuições mais conhecidas de um professor. No Campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap), além dessas atividades, os docentes dedicam boa parte de seu tempo à realização de projetos de pesquisa e extensão. Os resultados dessas iniciativas são compartilhados com a sociedade por meio da publicação de artigos em periódicos científicos especializados, permitindo que o conhecimento produzido alcance tanto os alunos que assistem às aulas presencialmente quanto estudantes e pesquisadores de outros estados e países.
O Departamento de Extensão, Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Deppi) do Campus Macapá mapeou uma intensa produção científica dos docentes, materializada na publicação de mais de 70 artigos científicos entre os anos de 2022 e 2024. A diversidade de pesquisas comunicadas abrange áreas como Inteligência Artificial, Edificações, Biologia, Direito e diversas outras.
Na avaliação do Diretor-Geral do Campus Macapá do Ifap, Marcus Buraslan, “a publicação de um artigo científico vai além do reconhecimento acadêmico, ela enriquece nossas atividades com descobertas e experiências práticas que fazem a diferença na formação dos nossos alunos. Aqui no Campus Macapá, a pesquisa acontece em equipe, professores e estudantes atuam juntos, investigando, criando e compartilhando conhecimento, fato esse que muito me orgulha".
De acordo com Natasha Costa, diretora do Deppi, a relevância desse tipo de publicação está no fato de ser “a celebração de todo o esforço do pesquisador. É por meio desses escritos que conseguimos comunicar nosso trabalho e eternizar o conhecimento produzido. Para além disso, um artigo é, na maioria das vezes, vinculado a um projeto, e isso contribui para os indicadores da instituição, além de promover a permanência e o êxito dos discentes envolvidos, que não apenas vivenciam uma experiência diferenciada de aprendizado, mas também recebem auxílios financeiros em muitos casos”.
Abaixo, você pode acessar cada um dos artigos publicados por docentes do Campus Macapá do Ifap em 2024. Os trabalhos estão organizados pelo nome do autor, em ordem alfabética, com seus respectivos links para leitura na íntegra.
Aldina Tatiana Silva Pereira
O uso da gamificação no ensino de língua inglesa: vivências no programa de residência pedagógica
Argemiro Midones Bastos
Carlos Alexandre Santana Oliveira
Possibilidades de se abordar recorrência matemática no ensino médio
Transformações lineares utilizando álgebra matricial
Carolina da Silva Goncalves
Celio do Nascimento Rodrigues
Aplicabilidade de softwares para a educacao inclusiva no ensino em LIBRAS
David Figueiredo de Almeida
Ensino de evolução: posições de um professor de biologia que também é um religioso
Darlene do Socorro Del-Tetto Minervino
Neutralizador alternativo de resíduos ácidos e básicos gerados em aulas experimentais
Elaine Cristina Brito Pinheiro
Desenvolvimento de ferramenta para o ensino de cálculo de reatores baseada em linguagem python
Development of a tool for teaching reactor calculation based on the python language
"Sem a nossa cultura, não existimos": cultura e memória em Mazagão Velho, Amapá
Élida Viana de Souza
Elaboração de gelatina com “blends” de peles de mapará (hypophthalmidae) e uritinga (arius proops)
Francileni Pompeu Gomes
Food drying: a review on applications/ Secagem de alimentos: uma revisão sobre aplicações
Application of Mathematical Models and Thermodynamic Properties in the Drying of Jambu Leaves
Study of the drying kinetics of black mulberry (Morus nigra L.) leaves
Franciolli da Silva Dantas de Araujo
Série histórica de pedidos de patentes de flotação mineral no Brasil
Geovane Tavares dos Santos
Podcast "Vozes Periféricas": Instrumento de Divulgação da Música Periférica Amapaense (MPA)
Haroldo da Silva Ripardo Filho
Jemina de Araujo Moraes Andrade
Pedagogia histórico-crítica na educação superior: perspectivas e desafios na Amazônia brasileira
Trabalho docente: mapeando a pesquisa no programa de pós-graduação em educação da unifap (2019-2021)
Gamificação como ferramenta metodológica nas práticas educativas em direitos humanos
A política de curricularização da extensão nas Universidades federais da Amazônia brasileira
Klenilmar Lopes Dias
Participação feminina no curso de redes de computadores no IFAP (2019-2022)
Prática como componente curricular no curso de licenciatura em informática
Accessible and sustainable technology in education: experiences of educational alternative robotics
Leila Cristina Nunes Ribeiro
Estudo da aplicação de técnicas de conservação em estruturas metálicas
Lidia Dely Alves de Sousa
Implantação do Programa 5S no Laboratório de Flotação da Universidade Federal de Ouro Preto
A Associação Lareira de Nazaré e a importância do trabalho voluntário
Marcos Antonio Feitosa de Souza
Marilia de Almeida Cavalcante
Natasha Cristina da Silva Costa
Use of recycled aggregate to replace aggregate natural reinforced with steel fiber
Educação Técnica na Pandemia: desafios, soluções e ações para lecionar a disciplina desenho técnico durante o período de ensino remoto no Ifap campus Macapá
Comportamento de ligações não monolíticas entre lajes nervuradas e vigas de concreto armado
Nayara Franca Alves
Orivaldo de Azevedo Souza Junior
Osvaldo Campelo de Mello Vasconcelos
Raimundo Alves Medeiros Neto
A Educação para as Relações Étnico-Raciais nas pesquisas em Ensino de Ciências
Literatura Negra na Escola: possibilidades para pensar gênero, raça e classe no ensino de ciências
Romaro Antonio Silva
Ronne Franklim Carvalho Dias
Galeria de Arte Virtual-21: religar arte à vida em tempos de pandemia
Rosinete Cardoso Ferreira
Suany Rodrigues da Cunha
Teresinha Rosa de Mescouto
Vida e trabalho na e Educação Profissional e Tecnológica a partir dos efeitos da EC 95/2016
Thiago Barreto da Silva Amaral
Caracterização microestrutural de um aço inoxidável austeno-ferrítico, por meio do software Factsage
Tiago Linus Silva Coelho
High enhancement of macro and micronutrients quantification in Cajuína by ICP OES using ultrasound and multivariate analysis
Viviane Santos Fonseca
Willians Lopes de Almeida
Influence of starch used in the sol-gel synthesis of ZnO nanopowders
Redes Sociais