Alunos do Campus Macapá se destacam na Olimpíada Nacional de Ciências
Estudantes premiados no laboratório de Biologia do Campus Macapá onde muitas aulas do professor Joadson Rodrigues acontecem
O ano de 2024 chegou ao fim, mas o trabalho realizado pelos estudantes do Campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap) continua rendendo ótimos frutos. Desta vez, as conquistas vieram na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), com duas medalhas de ouro, duas de bronze e uma menção honrosa.
A competição, que integra o Programa Ciência na Escola, é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) em parceria com a Sociedade Brasileira de Física (SBF) e a Associação Brasileira de Química (ABQ). Seu objetivo é despertar o interesse pela ciência entre estudantes do Ensino Fundamental e Médio em todo o país.
A ONC é composta por duas etapas, realizadas presencialmente ou de forma digital. No caso do Campus Macapá, as provas foram realizadas no formato digital. Os resultados alcançados pelos estudantes nesta edição são históricos para a instituição, pois nunca antes um aluno havia conquistado uma medalha de ouro na competição.
Além de promover a disseminação do conhecimento científico, a ONC valoriza o esforço acadêmico dos participantes. Para Joadson Rodrigues, professor de Biologia do campus, competições como essa melhoram a percepção dos conteúdos abordados em sala de aula e incentivam o engajamento dos alunos. “Os estudantes passam a valorizar mais as aulas e se sentem motivados a ampliar seus conhecimentos”, destacou.
Os premiados de 2024 foram:
- Medalha de Ouro:
- Agatha Lairdes Luz da Silva – 1º ano do Ensino Médio Técnico em Química
- Leonardo Picanço Queiroz Fontinele – 2º ano do Ensino Médio Técnico em Rede de Computadores
Medalha de Bronze:
- Gabriela Turíbio Borges – 1º ano do Ensino Médio Técnico em Edificações
- Luis Fernando Cardoso Rocha – 3º ano do Ensino Médio Técnico em Estradas
- Menção Honrosa:
- Nawã Batista Rodrigues – 3º ano do Ensino Médio Técnico em Química
Os premiados também compartilharam suas experiências. Agatha Silva, vencedora da medalha de ouro, afirmou que participar da ONC foi desafiador e enriquecedor. “Foi um marco importante para mim e aumentou minha curiosidade e vontade de estudar. Espero me preparar ainda melhor para futuras competições.”
Gabriela Turíbio, medalhista de bronze, celebrou sua conquista: “Participar da ONC foi desafiador, mas também uma experiência incrível. Foi minha primeira olimpíada, e ela me mostrou que a ciência vai além da sala de aula. Essa medalha me inspirou a buscar novos desafios.”
Nawã Batista, que recebeu menção honrosa, também destacou os benefícios da competição. “A ONC é uma grande oportunidade para aprender e testar meus conhecimentos. Ser premiado é motivo de orgulho e reconhecimento pelo meu esforço.”
Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do Campus Macapá
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Instagram: @ifapoficial
Facebook: /institutofederaldoamapa
Redes Sociais