Licenciatura em Informática

Conceito Enade: 4
Conceito INEP/MEC: 4 - PORTARIA Nº 246, DE 30 DE JUNHO DE 2016

Número de Vagas Anuais: 40
Prazo Mínimo de Integralização: 6 semestres (mínimo) e 12 semestres (máximo)
Carga Horária Mínima: 2.967 horas
Turno de Funcionamento: Matutino ou Noturno
Local: IFAP – Campus Macapá
Endereço: BR 210, km 03, S/Nº, Brasil Novo
Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação
Habilitação: Licenciado em Informática
Denominação do Curso: Curso Superior de Licenciatura em Informática

Atos legais:
Resolução nº. 10 de 30 de dezembro de 2010

Perfil Profissional

O Licenciado em Informática é um profissional que incorpora competências, saberes e habilidades de criatividade e inovação, de cooperação e de trabalho em equipe, de gestão e tomada de decisões, de aquisição e produção de conhecimentos, de expressão e comunicação, não sendo somente reprodutor de tecnologias e conhecimentos já estabelecidos.
A formação no curso de licenciatura proposto visa para o egresso:
Atuar na docência na educação básica visando à aprendizagem do aluno e compreender a prática pedagógica como um processo de investigação, de desenvolvimento e aprimoramento contínuo;
Planejar, organizar e desenvolver atividades e materiais relativos ao Ensino de Informática, bem como contribuir para pesquisas nesta área do conhecimento;
Contribuir para a geração de inovações nos processos de ensino e aprendizagem de maneira a atender as demandas de formação de educadores comprometidos com a transformação social e tecnológica;
Utilizar tecnologias da informação e comunicação como ferramentas no processo ensino-aprendizagem, estabelecendo relações entre as áreas do conhecimento e o contexto social que atua;
Desempenhar um papel transformador da realidade de forma a contribuir para o desenvolvimento da ciência por meio da tecnologia e da educação;
Promover a formação de cidadãos para uma sociedade fundamentada no conhecimento, no trabalho e na necessária reflexão sobre valores éticos, de justiça e de inclusão social;
Atuar nas áreas de serviço e apoio escolar ou em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos de informática.

Coordenador: Prof. Me. Luciana Carlena Correia Velasco Guimarães
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2385112302119235
Sala: Coordenação do Curso Superior de Licenciatura em Informática

Colegiado do Curso

Professor/Coordenador: Olavo Nylander Brito Neto (Presidente)
Professores:André Luiz da Silva Freire, André Luiz de Simão de Miranda,Carlos Alexandre Santana Oliveira, Célio do Nascimento Rodrigues, Christiano do Carmo de Oliveira Maciel, Darlene do Socorro Del Tetto Minervino, Ederson Wilcker Figueiredo Leite, Erica Viviane Nogueira de Miranda, Hilton Prado de Castro Junior, José Dario Pintor da Silva, Klessis Lopes Dias, Luciana Carlena Correia Velasco Guimarães, Márcia Cristina da Conceição Santos, Maurício Alves de Oliveria Junior, Rafael Bueno Barboza, Thiego Maciel Nunes.
Pedagoga:Adriana Valéria Barreto de Araújo
Representante discente: Samuel Rodrigues Vieira

Núcleo Docente Estruturante

Professor/Coordenador: Olavo Nylander Brito Neto (Presidente)