Página inicial > Mais Notícias > Uncategorised > Serviço Psicológico (Segae)

Serviço Psicológico (Segae)

Publicado: Sexta, 08 de Maio de 2020, 11h26 | Última atualização em Segunda, 11 de Maio de 2020, 14h52

Serviço Psicológico

Os estudantes do Campus Macapá contam com o serviço de Psicologia através de atendimento e ações que venham promover a saúde mental dentro do ambiente acadêmico.

Quem é o profissional? E em que atua?

Psicólogo com atuação escolar.
O acompanhamento psicossocial, realizado nos Institutos Federais, faz parte da Política Nacional de Assistência Estudantil – PNAE. Dentre os objetivos propostos, estão a promoção da saúde, cidadania e prevenção de agravos, que permitam dentre outros, a melhoria do rendimento escolar, recuperação da autoestima, autoconfiança, e diminuição dos níveis de absenteísmo, evasão e repetência escolar.

Ressalta-se que a psicologia educacional oferece acompanhamento de base no aspecto global (cognitivo, emocional e social), priorizando o processo ensino-aprendizagem, portanto o acompanhamento clinico (terapêutico) deve ser realizado fora do ambiente escolar; resguardando assim a total integridade e sigilo profissional.

Suas principais ações:

• Realiza acolhimento psicológico do estudante na busca pela superação do fracasso escolar, entendendo que o estudante não é o único responsável pelos problemas e dificuldades que apresenta;
  • Desenvolve atividades que proporcionem o desenvolvimento humano, com foco na qualidade de vida do estudante, considerando as mudanças inerentes à adolescência e vida adulta;
  • Trabalha com a prevenção e intervenção em comportamentos e situações de risco, como a vulnerabilidade social, as diversas formas de violência, uso e abuso de substâncias psicoativas, dentre outras, considerando suas intercorrências psicológicas.
  • Utiliza as seguintes técnicas e procedimentos: atendimentos individualizados e em grupo; entrevistas, visita domiciliar e técnicas de intervenção inerentes às competências de cada profissional que compõe a equipe, bem como, o diálogo com profissionais de outras especificidades e encaminhamentos a outros profissionais da saúde, caso haja necessidade (psiquiatra e outros).

Mas atenção!
Ofertamos a psicologia escolar (Resolução CFP n. 13/2017), não constituindo oferta do serviço de atuação clínica. No momento em que se observa a importância da psicoterapia é realizado o encaminhamento à rede municipal para diagnóstico, tratamento ou cura. O encaminhamento, por escrito, é direcionado às instituições da Rede de Atendimento Psicossocial (RAPS) ou Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

Faz se necessário destacar que o serviço de psicologia atua em equipe, dialogando com os profissionais da Assistência Estudantil e demais setores da instituição, tais como: setor pedagógico, coordenadores de curso, discentes.