Página inicial > Mais Notícias > Equipe de servidores do Ifap acompanha técnicos da defesa civil em inspeção no Campus Macapá

Publicado: Sexta, 29 de Janeiro de 2021, 08h49 | Última atualização em Sexta, 29 de Janeiro de 2021, 10h27

Direção-Geral do Campus e Departamento de Engenharia do Ifap já haviam tomado as providências para elaboração de laudo técnico da estrutura do prédio

Servidores do Ifap acompanham defesa civil em inspeção | Foto: Secom/Campus Macapá

Na manhã desta quinta-feira (28/1), o Campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap) recebeu a visita técnica de equipe da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cedec/AP), que junto com a Direção-Geral do Campus e representantes do Departamento de Engenharia do Ifap (Dein) fizeram a avaliação estrutural do bloco B da unidade. A inspeção foi motivada pela queda de parte da platibanda (espécie de prolongamento inclinado que circunda a laje) da lateral do bloco. A equipe da Cedec-AP vai apresentar um parecer técnico ao Ifap nos próximos dias.

O diretor-geral do Campus Macapá, professor Márcio Prado, reforçou que a área atingida está totalmente isolada. “Já foram tomadas medidas administrativas de prevenção, através da interdição e proibição da livre circulação de servidores, colaboradores e público externo na área afetada, impedindo, com isso, o trânsito de pessoas que não sejam das empresas envolvidas nas obras de recuperação ou dos órgãos de fiscalização”, disse.

Equipe da defesa civil vistoria biblioteca do Campus Macapá | Foto: Secom/Campus Macapá

Após avaliação do Dein, foi elaborado um termo de referência para abertura de processo de licitação, ainda em dezembro de 2020, para contratação de empresa especializada na elaboração de laudo técnico que avalie a estrutura afetada e aponte as medidas corretivas necessárias. De acordo com a pró-reitora de Administração do Ifap, Ana Paula Chaves, “o processo de contratação emergencial da empresa que fará o laudo está em sua fase final. Resta apenas o prazo legal para que a empresa vencedora apresente os documentos necessários para formalizarmos sua contratação, e os serviços, a partir disso, iniciam imediatamente”.

Segundo o engenheiro chefe do Dein, Alexandre Sobral, “nós estamos acompanhando de perto esse problema desde o primeiro momento. Demos todo apoio e auxilio à equipe da Defesa Civil em tudo o que nos foi solicitado. A própria área afetada já estava isolada antes mesmo dessa visita. A defesa civil emitiu laudo de interdição solicitando o isolamento parcial da área que abrange o entorno do bloco B, suas entradas laterais e a área aberta interna onde se localizam estruturas semelhantes, mantendo os demais espaços autorizados para uso”.

Direção-geral do Campus e Departamento de Engenharia apontam área interditada | Foto: Secom/Campus Macapá

A direção da unidade destacou, ainda, que o retorno das aulas no Campus Macapá, no mês de março, se dará inicialmente, como previsto no Calendário Acadêmico, de forma remota, sem que haja qualquer necessidade de circulação de estudantes e servidores no prédio. As aulas serão reiniciadas adotando o modelo do Ensino Remoto Emergencial, dinâmica não presencial definida pelo Ministério da Educação (MEC) como forma de conciliar a rotina de aulas e a crise de saúde pública causada pela pandemia da Covid-19.

A reitora em exercício do Ifap, Adrielma Bronze, também solicitou preventivamente que os setores competentes da instituição iniciem os movimentos internos necessários para que seja feita uma avaliação especializada na estrutura das unidades do Ifap em todos os outros municípios nos quais a instituição atua.

Interdição está restrita à área externa em torno do prédio e à área aberta dentro do bloco | Foto: Secom/Campus Macapá

Seção de Gerenciamento de Comunicação Social (Secom) do Campus Macapá do Ifap

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. | O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Facebook:/institutofederaldoamapa