Página inicial > Mais Notícias > Ifap conclui IV Encontro dos Napnes

Ifap conclui IV Encontro dos Napnes

Publicado: Sexta, 05 de Março de 2021, 18h12 | Última atualização em Segunda, 08 de Março de 2021, 15h11
Evento teve tradução simultânea em Libras

Foi concluído, na tarde desta sexta-feira (5/3), o IV Encontro dos Núcleos de Atendimento a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne). Este foi o primeiro evento on-line com tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras) do Instituto Federal do Amapá (Ifap). As palestras que discutiram o tema “Como garantir e ampliar as políticas de inclusão em tempos de pandemia” estão disponíveis no canal TV Ifap no Youtube. Clique aqui para assistir.

No primeiro dia de evento, houve o compartilhamento do conhecimento e das experiências do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) com o curso de capacitação Educação Inclusiva e Atendimento Educacional Especializado, voltado aos servidores docentes e técnico-administrativos, na palestra intitulada “A importância da formação de servidores técnicos e profissionais da Educação Especial”. Além de abordar as principais dificuldades enfrentadas na busca por uma educação inclusiva de qualidade, a palestra apontou caminhos para isso, tendo por base a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI), nº 13.146/2015.

“Em seu artigo 28, a LBI confere à prática da educação inclusiva o aprimoramento dos sistemas educacionais, com vistas a garantir condições de acesso, permanência, participação e aprendizagem, por meio da oferta de serviços e de recursos e de acessibilidade que eliminem as barreiras e promovam a inclusão plena”, ressaltou a palestrante e pesquisadora da área da educação inclusiva Rosane Bom.

Entre as práticas inclusivas, a pesquisadora destacou a oferta de programas de formação inicial e continuada de professores, de formação continuada para o AEE (Atendimento Educacional Especializado), ambientes de discussão e debates  e espaços de formação de um modo geral.

“Para ser inclusivo, nós precisamos ter acesso a determinadas áreas do conhecimento, nos sensibilizar, conhecer, identificar o nosso aluno, porque temos alunos que entram por cota de deficiência, mas temos alunos com deficiência que não entram por cota, com transtorno de aprendizagem, para os quais ainda não há políticas definitivas ou que busquem reparar as suas necessidades. São pessoas que têm necessidades específicas também, mas que não estão amparados legalmente, aí fica mais difícil de serem identificadas”, defendeu Rosane Bom, que é chefe do Departamento de Educação Inclusiva do IFSul.

No segundo dia de encontro, foi realizada a mesa-redonda “A realidade dos Napnes nos institutos federais”. A mesa contou com a participação dos palestrantes Dalmir Pacheco, do Instituto Federal do Amazonas (IFAM); José Carlos, do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE); e Fernanda de Camargo, do Instituto Federal Farroupilha (IFFar). Na oportunidade, foram abordados os desafios dos Napnes na atualidade, como, por exemplo, as restrições orçamentárias, as políticas e as questões de sensibilização para inclusão. “Esse ano, tivemos desafios adicionais como a pandemia da Covid-19, em que os Napnes tiveram que encarar essa nova realidade no cuidado com pessoas que já são vulneráveis”, afirmou a palestrante Fernanda Camargo.

Ações voltadas para inclusão de estudantes com deficiência visual também foram destacadas. O palestrante e professor José Carlos enfatizou a aquisição de tecnologias assistivas e materiais adaptados na inclusão desse público. Ainda na programação, o palestrante Dalmir Pacheco destacou a necessidade do respeito à pessoa com deficiência e a conscientização das instituições quanto às peculiaridades no trato ao indivíduo com algum tipo de deficiência.

O último dia da programação (5/3) foi direcionado às equipes multidisciplinares que atuam em unidades dos Napnes nos campi do Ifap. Durante o encontro, cada núcleo fez apresentações de suas experiências exitosas e não exitosas em períodos de pandemia, expondo as fragilidades e fazendo reflexões sobre o evento.

A coordenadora do evento, Elisângela Morais, expôs para os servidores dos Napnes o gráfico das ações de inclusão realizado pelo setor no ano de 2020, bem como o anúncio da publicação da Normativa de Adaptação/Adequação de Currículo para Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas do Ifap. O pró-reitor de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Romaro Silva, apresentou as ações da Proeppi e esclareceu o papel da Reitoria junto ao Setor de Inclusão.

Com colaboração de Tiago Ferreira, Keila Gibson e Jacyara Araújo

Seção de Gerenciamento da Comunicação Social dos campi Laranjal do Jari, Santana e Macapá