Página inicial > Mais Notícias > Campus Macapá inicia ano letivo de 2021 com aulas remotas

Campus Macapá inicia ano letivo de 2021 com aulas remotas

Publicado: Quinta, 11 de Março de 2021, 16h33 | Última atualização em Sexta, 12 de Março de 2021, 15h42

Reprodução sala de aula virtual da turma de Licenciatura em Informática | Arquivo: Ederson Leite

Os estudantes não concluintes de 2020 e os calouros de 2021 do ensino médio e superior do Campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap) iniciaram às aulas de forma remota desde a última segunda-feira (8/3). Durante essa semana, as aulas e os acolhimentos pedagógicos ocorreram de modo síncrono, ou seja, professores, servidores e alunos participaram em tempo real das atividades através da plataforma do Google Meet.

De acordo com o Diretor de Ensino, Marcus Buraslan, a próxima semana será de aulas assíncronas, que é quando os professores disponibilizam material de estudo no ambiente virtual do aluno. “Os docentes disponibilizarão, por exemplo, apostilas, capítulo de livro, slides, videoaulas, dentre outros, para que os estudantes façam os exercícios de fixação, se houver, e/ou assistam conteúdos gravados que estarão no ambiente virtual”, informou Buraslan.

“Avaliamos como tranquilo o retorno às aulas do ensino remoto que está acontecendo nesta semana. Muitos alunos são novos e estão se adaptando ao ensino remoto, mas todas as dúvidas estão sendo sanadas e os estudantes estão recebendo todo o apoio necessário das equipes da direção de ensino, do pedagógico e dos assistentes de alunos da instituição”, avaliou o diretor-geral do campus Macapá, professor Márcio Prado.

A estudante Kethely Castro com a família, no Ifap, para a retirada do material didático oferecido pela instituição

“Acordo cedo, espero começar as aulas e vou acompanhando tudo”, disse a caloura kethely Castro, que ingressou no curso técnico de Edificações. A estudante sonha em ser Engenheira Civil e para isso viu o curso de edificações como uma forma de se preparar para o futuro esperado. “Consegui [ingressar] num bom curso e vou fazer por minha própria escolha de vida”, contou. Para a ela, o ensino remoto proposto pela instituição já não lhe causa estranheza e disse manter uma rotina que permite se concentrar nos estudos mesmo em casa.

A estudante contou ainda que para acompanhar as aulas utiliza o próprio celular, o qual passou a ter a função de estudos como prioridade. “Desde o ano passado já ela estudava pela internet, agora é só continuar, só que agora é um pouquinho puxado”, falou Cecília Oliveira, mãe de Kethlen. Para a responsável, estudar em casa por causa da pandemia tem como vantagem poder acompanhar de perto os estudos da filha, pois segundo ela, “a gente está em casa, a gente está vendo e consegue acompanhar”.

O professor de Química do Ifap Erlyson Fernandes disse que o ensino remoto tem se apresentado como uma grande novidade. “É uma nova aprendizagem tanto para o estudante quanto para nós professores, pois é uma atividade que requer muita disciplina por parte de todos e, particularmente, exige muito do professor na produção de materiais e ter que conciliar o trabalho em casa com a família”, disse o docente.

Com colaboração de Jacyara Araújo

Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do Campus Macapá