Página inicial > Mais Notícias > Concluintes colam grau em gabinete

Concluintes colam grau em gabinete

Publicado: Sexta, 26 de Março de 2021, 14h34 | Última atualização em Sexta, 26 de Março de 2021, 15h34

Os concluintes do Campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap) Salomão Monteiro, Antônio Jovino Silva e Verônica Mendes receberam os graus de licenciados em Matemática e tecnóloga em Alimentos, respectivamente, na colação de grau em gabinete, que aconteceu de forma remota, na tarde da última quinta-feira (25/3). Por causa da pandemia do novo coronavírus, a cerimônia foi transmitida on-line através da plataforma Google Meet. A reitora do Ifap, professora Marialva Almeida, presidiu o evento.

Os três estudantes foram aprovados em cursos de mestrado e, agora, darão continuidade aos seus estudos em pós-graduações stricto sensu. “Essa não é a primeira vez que tentei ingressar no mestrado, essa foi a minha segunda tentativa. Na realidade, não me via capaz, no entanto, fui motivado pelo meu professor, coordenador de curso e agora amigo, André Ferreira. Quero dedicar essa vitória ao professor André Ferreira, pois além de plantar a semente no meu coração, se preocupou em regá-la”, contou Salomão, aprovado no Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (ProfMat) da Universidade Federal do Amapá (Unifap).

“Toda colação é sempre um momento único. E a gente aprendeu em um ano de pandemia que as colações a distância não perdem o brilho, não perdem a essência”, disse a reitora do Ifap, professora Marialva Almeida. “Vocês seguem agora para um curso de mestrado e saber que o Ifap faz parte dessa história é gratificante”, completou.

Em um discurso emocionado, Verônica Mendes relembrou momentos importantes durante sua jornada acadêmica e agradeceu ao Ifap, professores, servidores e, principalmente, aos seus pais, que sempre a apoiaram em suas escolhas e forneceram o suporte necessário para que ela conseguisse concluir o curso. “Foram três anos muito difíceis, mas os melhores anos da minha vida. Eu estudava pela manhã e passava o dia inteiro no Instituto, e meu pai, João Batista, ia levar o almoço que a minha mãe preparava para mim, ele nunca faltou nem um dia. Só tenho gratidão por tudo o que eles fizeram”, disse Verônica, que foi aprovada no programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Alimentos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Antônio Jovino iniciou os estudos no Ifap ainda no ensino médio técnico, no Campus Laranjal do Jari, se graduou no Campus Macapá e agora também segue no mestrado profissional (ProfMat) da Unifap. Jovino agradeceu a sua família, amigos e professores. “Agradeço aos professores do Campus Jari Vinícius Batista, Paulo Sá, dentre outros, que me inspiraram a seguir essa carreira. No Campus Macapá sou muito grato ao professor Romaro Silva, o qual o tenho como um regador de sonhos, e o coordenador de curso, professor André Ferreira, que é mais que um coordenador, é um amigo, um pai, um incentivador, que fez e faz o impossível pelos seus alunos”, afirmou.

“Fazer parte desse momento só mostra o quanto vocês estão no caminho certo. O Ifap existe há muitos anos e estamos sempre levando educação de qualidade ao estado do Amapá e vamos continuar a fazer muito mais pelos próximos anos”, disse Márcio Prado, diretor-geral do Campus Macapá. Participaram da cerimônia o diretor-geral do Campus Macapá, Márcio Prado, a reitora do Ifap, Marialva Almeida, o supervisor do registro escolar e acadêmico do Campus Macapá, Paulo Feitosa, os professores André Ferreira, Romaro Silva e Marília Cavalcante e os convidados dos colandos.

Por Jacyara Araújo, jornalista do Campus Macapá
Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do Campus Macapá