Página inicial > Mais Notícias > Seminário de Tecnologia Educacional acontece de 14 a 16/4

Seminário de Tecnologia Educacional acontece de 14 a 16/4

Publicado: Segunda, 29 de Março de 2021, 17h57 | Última atualização em Terça, 13 de Abril de 2021, 14h42

Discutir os limites e as possibilidades de ensino no contexto da Educação a Distância (EaD) é o objetivo do II Seminário de Tecnologia Educacional. O evento on-line e ao vivo acontece na TV Ifap no Youtube nos dias 14, 15 e 16 de abril com o tema “Tecnologias e metodologias para o ensino em tempos de pandemia”. A programação, realizada pela Coordenação do Curso de Pós-Graduação em Informática na Educação do Campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap), conta com palestras, mesas-redondas, minicurso e apresentação de trabalhos. Estudantes, gestores de ensino, docentes e interessados podem se inscrever clicando aqui.

A utilização de tecnologias nas aulas on-line tornou-se imprescindível e foi isso que levou o coordenador do evento, professor Ederson Leite, a pensar em realizar um momento de reflexão sobre o tema. “A proposta do seminário surgiu diante da necessidade de refletir a reorganização das atividades de ensino no contexto remoto. Computadores, internet, celulares e outras tecnologias tornaram-se indispensáveis no processo de aprendizagem e de comunicação. A Coordenação do Curso de Pós-Graduação assumiu o compromisso de propor um espaço de reflexão e formação para estudantes e docentes que atuam em todos os níveis de ensino”, informou Leite.

A programação conta com as mesas-redondas “Educação, tecnologias e metodologias para o ensino em tempos de pandemia” e “Experiências tecnológicas na educação durante a pandemia”; com as palestras “Tecnologias assistivas visuais que auxiliaram o estudo EaD durante a Covid-19” e “As contribuições da inteligência artificial para a construção do pensamento científico”.

Durante os três dias de evento, os pós-graduandos do curso de Informática na Educação farão a  apresentação de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). No total, serão 21 defesas sobre diversos temas. Clique aqui para ver os temas apresentados e obter o link de acesso à apresentação dos trabalhos.

Dia 14.4.2021 - Quarta-feira

19h

TV Ifap no Youtube

19h30

Abertura: Mesa-Redonda - Educação, tecnologias e metodologias para o ensino em tempos de pandemia.
Palestrante: Me. Ederson Leite
Palestrante: Dr. Rafael Pontes
Mediadora: Mabia Nunes Toscano

Dia 15.4.2021 - Quinta-feira

16h30

17h

Palestra: Tecnologias assistivas visuais que auxiliaram o estudo EaD durante a pandemia de Covid-19
Palestrante: Josielson da Silva Arrelias
Mediadora: Jamilli Doumany

Data 15.4.2021 - Quinta-feira

19h00

19h30

Palestra: As contribuições da inteligência artificial para a construção do pensamento científico.
Palestrante: Dr. Klenilmar Lopes Dias
Mediador: André Cortes

Data 16.4.2021 - Sexta-feira

19h00