Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Estudante de Tecnologia em Alimentos é o primeiro autista a concluir curso superior no Ifap
Início do conteúdo da página

Estudante de Tecnologia em Alimentos é o primeiro autista a concluir curso superior no Ifap

Publicado: Sexta, 02 de Abril de 2021, 12h09 | Última atualização em Sexta, 02 de Abril de 2021, 13h20

Edmundo Figueira fez defesa de TCC na véspera do Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Nesta sexta-feira, 2/4, comemora-se do Dia Mundial do Autismo que tem por objetivo fomentar na sociedade a conscientização sobre o Transtorno Espectro Autista (TEA), bem como o respeito, a inclusão e o combate ao preceito. A data mobiliza várias iniciativas na difusão da causa e na inclusão de pessoas com autismo. Por coincidência, mas com atenção a causa, o Campus Macapá do Instituto Federal do Amapá realizou na tarde da última quinta-feira,1/4, a defesa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do primeiro estudante diagnosticado com TEA à concluir o ensino superior na Instituição.

Edmundo Figueira, é autor do trabalho "A importância da Polinização das abelhas para o fruto do açaizeiro e para a produção de mel em Macapá, Amapá” apresentado para concluir o curso de Tecnologia em Alimentos do Ifap. A defesa aconteceu de forma remota por conta da pandemia. Segundo Edmundo, o tema escolhido ainda é desconhecido e pouco debatido, sendo para ele “extremamente relevante mostrar a sociedade”. Disse ainda que o estudo é “produto de todo um esforço e dedicação”, bem como, a necessidade de discutir e divulgar o fenômeno diagnosticado.

Em 2020, ao Portal do Ifap, Edmundo destacou a importância significativa do trabalho da instituição para o seu desenvolvimento social e estudantil.

Para a orientadora do trabalho, professora Edileuza Nunes Figueira, a defesa do TCC se tornou um marco não só para o estudante e sua família, mas também para o Ifap, seus professores, o curso e para Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne), que acompanhou a trajetória do estudante.

 

Confira a seguir a defesa

 

" Assistir à defesa do TCC do Edmundo Gemaque Figueira só aumentou a minha certeza, como mãe de autista e como reitora do Ifap, de que todos têm direito de ver seus caminhos serem percorridos com todo o apoio que precisarem pra tornar seus sonhos realidade", destacou a Reitora do Ifap, Marialva Almeida. A reitora afirmou que a realização do estudante "uma vitória que só foi possível porque o ifap e a família se deram as mãos".

Para o diretor-geral do Campus Macapá do Ifap, Marcio Prado, a trajetória do estudante, bem como o êxito na realização e defesa do trabalho é matéria de muito orgulho para a instituição. "É com muito orgulho que o Edmundo, a sua Família e todo o IFAP celebra essa vitória e mostra a importância de uma educação inclusiva e que não podemos medir esforços para que isso aconteça, é uma honra para todos nós", disse o diretor-geral que prestigiou a defesa do trabalho.

Autismo

Dados da Organização Pan-Americana da Saúde de 2017 mostram que um a cada 160 pessoas tem transtorno do espectro autista (TEA), bem mais recente, pesquisas divulgadas em 2020 do  Centro de Controle e Prevenção de Doenças do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos apresentam números menores e afirmam que o diagnóstico de TEA caiu para a cada 54 pessoas.

Independente de qual a perspectiva, o certo é que o autismo, como costuma ser chamado, começa ainda na infância e vai durar toda a vida do sujeito. Contudo, após o diagnóstico especializado e o acompanhamento adequado, qualquer pessoa com o transtorno do espectro autista pode levar uma vida de forma normal, sempre com atenção necessária às particularidades próprias deste estado, mas comprovadamente possível de superação e ótimas perspectivas de vida.

 

Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do Campus Macapá
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Facebook: /institutofederaldoamapa

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página