Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Ifap outorga grau em colações virtuais a 95 tecnólogos e licenciados
Início do conteúdo da página

Ifap outorga grau em colações virtuais a 95 tecnólogos e licenciados

Publicado: Sexta, 21 de Maio de 2021, 17h04 | Última atualização em Sábado, 22 de Maio de 2021, 15h47


Cerimônia de Colação de Grau dos cursos de Licenciatura do Campus Macapá

O Instituto Federal do Amapá (Ifap), Campus Macapá, outorgou grau a 95 tecnólogos e licenciados dos cursos de Tecnologia em Alimentos, Tecnologia em Construção de Edifícios, Tecnologia em Redes de Computadores, Licenciatura em Informática, Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Química e Licenciatura em Física. As sessões de Colações de Grau Virtuais aconteceram nos dias 19 e 20 de maio e foram transmitidas ao vivo para os convidados através do canal TV Ifap no Youtube. Essa é a primeira vez que a instituição gradua um grande número de estudantes de forma remota.

“As colações foram celebradas de uma maneira atípica e diferente, mas em momento nenhum perderam seu brilho e seu valor”, celebrou a reitora do Ifap, professora Marialva Almeida. “Em tempos em que nos acostumamos a não nos impressionarmos mais com números, 95 alunos formandos significam uma imensidão de vitórias, significam 95 famílias tendo suas batalhas coroadas, significam 95 cidadãos com perspectivas de melhorar sua qualidade de vida, significam 95 profissionais formados para ajudar, cada um em sua especialidade, a sociedade”, destacou a reitora.

No dia 19 de maio, a professora Adrielma Bronze, representando a reitora do Ifap, professoa Marialva Almeida, presidiu a sessão, sendo acompanhada do diretor-geral do Campus Macapá, Márcio Prado, e dos coordenadores de curso Olavo Nylander, Sandro Barreto e Patrícia Gobira.

A professora Adrielma Bronze também destacou a emoção em presidir pela primeira vez uma colação com muitos estudantes. “Parabenizo a todos os formandos pela chegada desse dia, que marca um momento de vitória. Nós sabemos que a caminhada não foi fácil e certamente envolveu muito esforço e sacrifício da parte de todos, mas agora vocês estão sentindo a verdadeira felicidade de terem lutado bravamente e corajosamente”, falou.

Já na quinta-feira (20/5), a reitora Marialva Almeida presidiu a solenidade de colação, junto ao diretor-geral do Campus Macapá e aos coordenadores de curso Jamil da Silva, André Ferreira, Marcus Buraslan, Hilton Prado e Elys da Silva.

“É gratificante ver pessoas guerreiras completando mais uma etapa. Gostaríamos muito de ver todos lotando o auditório, mas, devido à pandemia, realizamos as sessões de forma remota. Porém, a energia dos colandos foi contagiante, apesar do nosso ano atípico”, disse o diretor-geral Márcio Prado.


Trinta e três alunos foram graduados nos cursos de Tecnologias do Campus Macapá

Discursos

As turmas dos cursos de tecnologia participaram do primeiro dia de colação. Em um discurso emocionado, a oradora do curso de Alimentos, Prsni Nascimento, pediu um minuto de silêncio para os servidores, amigos e familiares que foram vítimas do novo coronavírus. A graduada também relembrou com orgulho o dia em que o curso de Tecnologia em Alimentos conseguiu o Conceito 4 do MEC. “Sim, temos muito orgulho dessa nota porque participamos de todo o processo e sabemos de todo empenho expressado na nota final”, relembrou.

“Um ciclo se encerra para outro iniciar”, disse o graduado em Tecnologia em Construção de Edifícios Marcelo Vinicius, que foi orador da turma. “O nosso esforço para chegar até aqui valeu a pena, e agora traçaremos metas e desafios profissionais, sem esquecer de dar o melhor de nós naquilo que escolhemos”, completou.

Daniel Carlos foi o orador do curso de Tecnologia em Redes de Computadores. Ele agradeceu a todos que fizeram parte da jornada da turma, desde os professores até o corpo técnico, bem como os servidores terceirizados, que limpavam as salas e banheiros para que eles pudessem ter uma aula digna. O graduado também homenageou o professor Zigmundo Antônio em seu discurso. “Ele era fantástico como professor, pois junto com suas aulas ele trazia mensagens importantes, como respeito, perseverança, confiança e nos mostrava de uma maneira simples como podíamos ser um diferencial no mercado de trabalho”, relembrou.

No segundo dia de colação, os cursos de licenciatura estiveram presentes na sessão virtual. “Hoje nos despedimos com a certeza de dever cumprido, mas em breve tentaremos esconder de todos que sentiremos saudades, afinal foi no Ifap que passamos a maior parte dos nossos dias”, disse a oradora do curso de Licenciatura em Informática, Marciela Silva, que também pediu um minuto de silêncio pelas vidas ceifadas durante a pandemia do coronavírus.

“Foram árduos anos em que deixávamos as nossas famílias e nossas casas e vivíamos o Parfor, momentos que jamais serão apagados das nossas memórias. Esses momentos servirão de entusiasmo para nunca desistirmos dos nossos sonhos e objetivos”, disse em seu discurso Marlon Viana, orador do curso de Licenciatura em Informática do Parfor.

A turma de 2016 de Licenciatura em Matemática e a turma de 2017 de Licenciatura em Física tiveram os primeiros alunos a se graduar de forma coletiva no ifap.

Emocionada, a oradora Larissa Coelho relembrou momentos vividos com colegas e professores. A graduada também agradeceu o empenho do professor e coordenador do curso, André Ferreira. “Ele foi nosso pai durante esses anos de graduação, foi e é nosso melhor amigo. Não temos nem palavras suficientes para expressar o quão gratos somos a ele”.

“A cada semestre, um novo professor, uma nova disciplina, novas técnicas, novas palavras, termos que nunca havíamos sequer ouvido falar, além de toda teoria que foi com muita propriedade transmitida e que transformou nossa maneira de pensar”, falou a oradora do curso de Licenciatura em Física, Cleiciane Balieiro.

“Embora seja para nos despedirmos, a alegria permanece em nós”, falou a oradora do curso de Licenciatura em Química, Shamya Cristina. “Fomos um conjunto de átomos que ficamos juntos por um breve período e depois nos desfazemos e, do nada, novamente, teremos um novo começo”.

 

 Por Jacyara Araújo, jornalista do campus Macapá
Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do campus Macapá
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Instagram: @ifapoficial
Facebook: /institutofederaldoamapa

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página