Página inicial > Mais Notícias > Docentes e estudantes do Ifap participam de fundação de associação de Física no AP

Publicado: Sexta, 28 de Maio de 2021, 14h58 | Última atualização em Sexta, 28 de Maio de 2021, 16h28

Diretoria e Conselho foi eleita na data em que se comemora o Dia do Físico, 19 de maio.

Docentes e estudantes do Instituto Federal do Amapá (Ifap) participaram no último dia 19 de maio da fundação da Associação de Física do Amapá (Asfap). A data escolhida para início dos trabalhos da associação marca também a comemoração do Dia do Físico. O evento aconteceu de forma virtual e contou com uma palestra do docente da Universidade Federal do Pará (Ufpa), doutor Luís Carlos Bassalo Crispino.

Na ocasião, foram eleitos para compor a primeira diretoria da associação os docentes do colegiado de Física do Campus Macapá do Ifap Argemiro Midonês Bastos, Emanuel Thiago de Oliveira Sousa, Cássio Renato da Glória Pereira dos Santos e Willians Lopes de Almeida. O docente da Universidade Federal do Amapá (Unifap) Paulo Roberto Soledade Júnior completou a mesa diretora eleita que atuará em um mandato voluntário por dois anos.

Além da diretoria, o Conselho da Asfap também foi eleito durante o evento e será composto 10 membros, dentre eles, estudantes do curso de licenciatura em Física do Ifap. Confira abaixo a lista completa.

De acordo com o docente do Campus Macapá e diretor-presidente da associação, dr. Argemiro Midonês Bastos, a Asfap possui entre seus princípios estatutários “congregar os profissionais da área de Física e áreas afins do Estado do Amapá e incentivar o espírito de solidariedade e cordialidade entre os membros da classe; além de promover o inter-relacionamento com associações congêneres, nacionais e internacionais, visando o aprimoramento e a divulgação da Física”.

Segundo Argemiro Bastos, após a fundação da associação, iniciou-se os procedimentos de registro da instituição e os interessados em realizar sua filiação podem entrar em contato através do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

O coordenador do Curso de Licenciatura em Física do Campus Macapá, Élys da Silva Mendes , afirmou que  na perspectiva de divulgação científica, a associação "proporcionará uma maior efetividade de ações que visem o desenvolvimento social dos  professores de Física associados". Da mesma forma, segundo o docente, abre-se espaço para a "realização de reuniões científicas, congressos, cursos, conferências, seminários, debates, mostras e exibições cinematográficas sobre assuntos diretamente relacionados à Física".

"Os professores de Física do Ifap podem participar de cursos de capacitação promovido pelas parcerias da associação com instituições públicas e privadas de ensino do Brasil, visando ampliar as discussões sobre metodologia de ensino, bem como o desenvolvimento de práticas pedagógicas debatidas no cenário atual", destacou Élys Mendes.

Diretoria: eleita para o mandato de 02 (dois) anos

Presidente: Argemiro Midonês Bastos (Docente IFAP)

Secretário Geral: Emanuel Thiago de Oliveira Sousa (Docente IFAP)

Secretário para assuntos sociais: Cássio Renato da Glória Pereira dos Santos (Docente IFAP)

Secretário para Assuntos de ensino, extensão e pesquisa: Willians Lopes de Almeida (Docente IFAP)

Tesoureiro: Paulo Roberto Soledade Júnior (Docente Unifap)

No Conselho: Composto por 10 (dez) membros titulares, eleitos para o mandato de 01 (um) ano, foram eleitos.

Anglerson Bispo Lima Oliveira (Discente IFAP)

Brenda Silva Pinheiro (Discente IFAP)

Daniel Sousa dos Santos

David Antônio Sbrissa Neto