Página inicial > Mais Notícias > Estudantes se classificam para a segunda fase da OBR

Estudantes se classificam para a segunda fase da OBR

Publicado: Sexta, 30 de Julho de 2021, 15h03 | Última atualização em Terça, 03 de Agosto de 2021, 16h21

As estudantes do Instituto Federal do Amapá (Ifap) Yara Almeida Silva e Kamilly Victória da Silva, do Campus Macapá, e Larissa Teixeira Rabello, do Campus Avançado Oiapoque, se classificaram para a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) na Modalidade Teórica, que acontece no dia 25 de agosto. Na primeira fase, as alunas fizeram provas teóricas que abordaram problemas associados a temas como a robótica, tecnologia, programação, computação e inteligência artificial.

A estudante Yara Almeida foi classificada em primeiro lugar, obtendo total na prova. Kamilly Victória levou o segundo lugar da classificação com 93 pontos e a estudante Larissa Rabello conquistou o terceiro lugar com 92 pontos. As alunas tiveram o apoio do coordenador-geral do Programa Institucional de Robótica do Ifap, professor Hutson Roger.

“Quando entramos nessas competições não imaginamos o que está por vir. Entramos mais pra participar, ganhar um certificado, ter uma experiência diferente. Quando vem o resultado, ficamos sem acreditar onde chegamos e até onde podemos ir. Ter três classificações com notas altas na OBR é um orgulho para o Ifap. Acredito que o exemplo das três estudantes servirá para incentivar e convidar outros alunos para participar desse evento. A OBR nos mostrou que somos capazes de ir além do que imaginamos”, celebrou o coordenador.

As provas da primeira fase aconteceram de forma on-line, e isso não desanimou as competidoras. “Amei participar da primeira fase da OBR. Foi bem interessante. Por conta da pandemia a prova foi on-line, mas não deixou de ser muito legal e foi ótimo poder representar o Ifap. Espero que tudo ocorra muito bem na próxima etapa”, disse a estudante do curso Técnico em Química, Yara Almeida.

“Foi muito interessante participar da primeira etapa da OBR, é sempre bom agregar conhecimento e ver o quanto cresci como estudante. Obrigada, prof° Hutson, por ter incentivado minha participação, foi realmente uma experiência muito legal, e mais ainda por passar por isso com uma grande amiga. Espero me sair bem na segunda fase e trazer medalha para o Ifap, pois neste ano isso está entre minhas metas. Obrigada a todos que torceram por mim”, comemorou Kamilly Vitória, também estudante do curso Técnico em Química.

Durante a OBR, as melhores classificações podem ser laureadas com medalhas de ouro, prata e bronze, finalista, medalha de campeão e vice-campeão brasileiro, terceiro lugar e medalha de mérito nacional e menções honrosas.

“Participar do OBR é uma experiência única e, para mim, poder me classificar para a segunda etapa é uma surpresa. Obrigada, professor, pelo incentivo e aguardo ansiosa a próxima fase”, contou a estudante do curso de Vendas Larissa Teixeira.

Sobre a OBR
A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma das olimpíadas científicas brasileiras que se utiliza da temática da robótica. Tem o objetivo de estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.
A OBR destina-se a todos os estudantes de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional, e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos.

Por Jacyara Araújo, jornalista do Campus Macapá

Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do Campus Macapá