Página inicial > Mais Notícias > Questionário busca avaliar percepções do consumidor de açaí

Questionário busca avaliar percepções do consumidor de açaí

Publicado: Sexta, 06 de Agosto de 2021, 11h15 | Última atualização em Terça, 10 de Agosto de 2021, 15h39

Polpa de açaí na tigela. Foto: Eude Rocha

A polpa do açaí tem alto valor nutricional e faz parte do cardápio diário de grande parte da população amapaense. Mas você sabe quais são as etapas e condições de higiene que a fruta deve percorrer até chegar à mesa do cliente? Com o objetivo de conhecer essas percepções do consumidor de polpa de açaí no município de Macapá é que o projeto “Modelagem matemática como ferramenta de análise e produtividade em batedeiras de açaí de Macapá” disponibilizou um questionário, visando contribuir com a reestruturação e aumento da rentabilidade da atividade das batedeiras de açaí. Clique aqui para responder o questionário.

O formulário de pesquisa pretende coletar hábitos de consumo, conhecer a percepção da população sobre os riscos e benefícios do consumo da polpa, os critérios considerados pelo cliente na compra do produto e a sua percepção dos serviços ofertados pelas batedeiras do município.

Para o pesquisador e coordenador do projeto, professor Argemiro Bastos, as batedeiras que comercializam polpa de açaí, em grande parte, não apresentam uma uniformidade de procedimentos. “Há aspectos de infraestrutura e higiene que poderiam ser melhorados e isto poderá agregar valor na efetividade da produção de polpa e na satisfação do consumidor que poderia ser fidelizado”, disse.

O projeto busca desenvolver uma modelagem matemática da sequência e duração das etapas de lavagem, despolpamento e comercialização do produto para aprimorar a venda da polpa. “Considerando que em Macapá existem cerca de quatro mil batedeiras de açaí, segundo a Associação dos Batedores de Açaí de Macapá (ASBAM), a otimização na comercialização da polpa de açaí poderá ter impacto positivo direto em uma parcela significativa de pequenos empreendedores locais”, afirmou Bastos.

Projeto aprovado no IF Mais Empreendedor

O projeto “Modelagem matemática como ferramenta de análise e produtividade em batedeiras de açaí de Macapá” do Campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap) foi aprovado no Programa IF Mais Empreendedor Nacional, o qual é voltado à execução de projetos de extensão tecnológica para o atendimento, apoio e orientação a micro e pequenos empreendedores e empreendedores individuais.

Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do Campus Macapá