Página inicial > Mais Notícias > Estudantes do Ifap são medalhistas em Paralimpíadas Universitárias

Estudantes do Ifap são medalhistas em Paralimpíadas Universitárias

Publicado: Sexta, 17 de Setembro de 2021, 13h16 | Última atualização em Segunda, 20 de Setembro de 2021, 12h29

Amapá chega ao pódio com os representantes do Ifap garantindo medalhas nas modalidades de arremesso de peso, lançamento de disco e lançamento de dardos

Os estudantes Alessandro Figueiredo e Cirley Sousa, do Curso de Pedagogia (EAD/AUB) no Campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap), representaram o Ifap e foram medalhistas nas Paralimpíadas Universitárias 2021. A dupla fez parte da delegação amapaense composta por 16 atletas que disputaram a competição de 17 e 18 de setembro em São Paulo (SP).

Os estudantes são deficientes visuais e nesta paralimpíadas  competiram na modalidade de arremesso de peso, lançamento de disco e lançamento de dardo levando o Amapá e o Ifap ao pódio. Foram seis medalhas conquistadas para o estado pelos estudantes do Ifap.

Alessando Figueiredo chegou a competição líder no rancking da classe F11(cego total) e manteve o bom resultado com uma medalha de ouro no lançamento de dardo, uma de prata no lançamento de disco e outra prata no arremesso de peso. Na disputa na classe F12 (cego parcial ou baixa visão), Cirley Souza garantiu a medalha de bronze no arremesso de peso, no lançamento de disco e no lançamento de dardo.

"Tenho uma sensação muito boa, depois de ter voltado as competições, durante a pandemia ainda, depois de muito tempo parado e aqui estar representando bem o meu estado e o Ifap", disse Alessandro. Já Cirley disse que neste momento tem muito a agradecer a todos que colaboraram para que eles pudessem ter a oportunidade de competir. " Essa medalha aqui (bronze) é de toda a equipe!", declarou.

A dupla de estudantes do Ifap foi acompanhada pelos servidores da instituição José Rodrigo Deniur, docente de Educação Física, e técnico administrativo Cristian José Castro, colaborador da equipe na atividade de fisioterapia. Além do Ifap, atletas da Universidade Federal do Amapá e da Universidade Estadual do Amapá fazem parte da equipe paraolímpica universitária representante do estado.

Para o docente José Rodrigo, o envolvimento dos estudantes na atividade esportiva além dos estudos acadêmicos permitiu novas oportunidades tanto como atletas, como enquanto acadêmicos. Para José Rodrigo, as medalhas serão novos estímulos para que os estudantes sigam em frente nas competições. Um dos destaques do docente sobre o nível de importância da competição trata-se do fato de que dentre os competidores estavam atletas da delegação brasileira dos Jogos Paralímpicos de Tókyo 2021.

Paralímpiadas

As Paralimpíadas Universitárias 2021 contou com 382 atletas inscritos, que representaram 180 instituições de ensino superior nas disputas de sete modalidades, são elas: atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, judô, natação, parabadminton e tênis de mesa.

O objetivo das Paralimpíadas Universitárias é estimular a participação dos estudantes universitários com deficiência física, visual e intelectual em atividades esportivas de todas as Instituições de Ensino Superior (IES) do território nacional, promovendo ampla mobilização em torno do esporte.

Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do Campus Macapá
Facebook: /institutofederaldoamapa | Instagram: @ifap_oficial | Twitter: @ifap_oficial