Página inicial > Mais Notícias > Docente do Ifap é classificado em ranking internacional

Docente do Ifap é classificado em ranking internacional

Publicado: Terça, 26 de Outubro de 2021, 08h57 | Última atualização em Terça, 26 de Outubro de 2021, 19h03

Reprodução Word Scientist and University Ranking 2021

O docente do Campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap), Cláudio Alberto Géllis de Mattos Dias, é um dos pesquisadores listados no “World Scientist and University Rankings 2021”. A divulgação aconteceu na última semana e apresentou o Ifap pela primeira vez no ranking. O docente do Ifap está listado na colocação nº 29380, no Brasil, e de nº 41032, entre os pesquisadores da América Latina. Colocações suficientes para marcar a presença do Ifap entre as três únicas instituições de ensino do estado no ranking.

“Para um pesquisador que é doutor há apenas sete anos, estar presente no World Scientist and University Rankings 2021 é uma grande honra e, também, o reconhecimento de um trabalho com o ensino em metodologia e publicação científicas, para o EPT (Ensino Profissional e Tecnológico), graduação e pós-graduação”, disse Cláudio Géllis ao Portal do Ifap.

Para o docente, além do reconhecimento, a citação no ranking impulsiona a continuidade do trabalho desenvolvido e reforça sua prática de conciliar ensino e ciência. “Fiquei imensamente feliz e lisonjeado em ter o trabalho que desenvolvo dentro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá corroborado. Toda aceitação impulsiona a vontade de continuidade. Continuo, então, como bom otimista, acreditando na possibilidade real da conciliação entre ensino e ciência, desde o ensino tecnológico até o stricto sensu, ajudando a formar integral e omnilateralmente uma geração diferenciada”, disse.

Os pesquisadores são inseridos no ranking através do cruzamento de dados de pesquisas publicadas em periódicos e anais de congressos de relevância científica. Destacando-se como um parâmetro de pesquisadores com maior número de produções e publicações. Trata-se de um sistema internacional de classificação e análise baseado no desempenho científico nos últimos cinco anos. É mantido pelo AD Scientific Index (Índice Científico Alper-Doger) e a consulta pode ser feita diretamente no site https://www.adscientificindex.com

O ranking é uma ferramenta importante para as instituições de pesquisas e para pesquisadores, ele apresenta os resultados de forma global, sendo possível diagnosticar as áreas de concentração o maior número de pesquisas e a região onde estão sendo desenvolvidas.

Para a Pró-reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Proeppi) do Ifap, a presença do docente no ranking é recebida com entusiasmo. “A inserção é extremamente merecida, considerando a dedicação do docente com o desenvolvimento da ciência”, afirmou o Pró-reitor da Proeppi, Romaro Silva. “Esperamos que nos próximos anos tenhamos cada vez mais nossos pesquisadores sendo destaque no Brasil e no mundo”, destacou.

“Recebemos com muita alegria a inserção do Dr. Cláudio Alberto Gellis de Mattos Dias no World Scientist and University Rankings - 2021, fruto da dedicação e do compromisso do docente com a ciência e com o desenvolvimento da pesquisa”, disse a reitora do Ifap, Marialva Almeida. Segundo ela, o Ifap tem buscado mecanismos para o fortalecimento da pesquisa na instituição, como por exemplo, o fomento à Grupos de Pesquisas com recursos próprios, o que permite cada vez mais produções e publicações de resultados.

A reitora destacou também a importância do Repositório Institucional do Ifap como forma de disponibilizar as publicações de pesquisas e produções para a comunidade científica internacional, pois é “um portal onde nossos pesquisadores poderão depositar suas pesquisas, possibilitando acesso local, regional e mundial”.

Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do Campus Macapá
Facebook: /institutofederaldoamapa | Instagram: @ifap_oficial | Twitter: @ifap_oficial