Página inicial > Mais Notícias > Campus Macapá oferta 180 vagas em cursos técnicos

Campus Macapá oferta 180 vagas em cursos técnicos

Publicado: Quarta, 27 de Outubro de 2021, 15h56 | Última atualização em Quarta, 27 de Outubro de 2021, 16h19

O Campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap) abre 180 vagas para cursos técnicos de nível médio no Processo Seletivo Integrado na modalidade presencial para ingresso em 2022. Os estudantes que estão concluindo o ensino fundamental podem se inscrever, a partir do dia 1º até 28 de novembro, em um dos seis cursos ofertados na unidade em localizada na capital: Técnico em Alimentos (30 vagas), Técnico em Edificações (30 vagas), Técnico em Estradas (30 vagas), Técnico em Mineração (30 vagas), Técnico em Química (30 vagas) e Técnico em Redes de Computadores (30 vagas). Leia o edital clicando aqui.

Leia mais.: Ifap abre 400 vagas para seu ensino médio integrado

Os interessados em participar do Processo seletivo devem fazer sua inscrição através do site https://processoseletivo.ifap.edu.br/ps/ e realizar o pagamento da taxa de R$ 10,00. A solicitação da isenção da taxa de inscrição ocorre no período de 8 a 12 de novembro através do preenchimento e envio do Anexo V do Edital. A seleção acontece por meio do desempenho (notas/conceitos) das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática do 6º, 7º e 8º anos do ensino fundamental do candidato.

Sobre os cursos ofertados no Campus Macapá
Clique aqui para baixar o guia de cursos do Campus Macapá

Além do ensino médio, os futuros alunos dos cursos técnicos do Campus Macapá também terão a habilitação profissional e técnica na área escolhida. O Ifap possui uma política de verticalização em todos os níveis de ensino que visa a otimização da infraestrutura física. Ou seja, os estudantes do ensino médio podem continuar no curso superior dentro da instituição através do SiSU ou Processo Seletivo anual. Atualmente, 90% dos cursos técnicos de nível médio do Campus Macapá ofertam vagas no ensino superior na mesma área ou área afim, além de pós-graduações lato sensu em Química e Informática.

Curso Técnico em Mineração – 30 Vagas
Realiza atividades de prospecção, avaliação técnica e econômica, planejamento e extração referente aos recursos minerais. Elabora mapeamento geológico e amostragem em superfície e subsolo. Verticalização do ensino – O Campus Macapá também oferta curso Superior de Tecnologia em Mineração desde 2019.

Curso Técnico em Química – 30 Vagas
Opera, controla e monitora processos industriais e laboratoriais. Realiza amostragens, análises químicas, físico-químicas e microbiológicas no desenvolvimento de produtos e insumos. Verticalização do ensino – O campus Macapá oferta o curso de Licenciatura em Química e o curso de pós-graduação Lato Sensu em Ensino da Química.

Curso Técnico em Alimentos – 30 Vagas
Coordena e executa atividades relacionadas à produção industrial de alimentos. Realiza a instalação e manutenção de equipamentos, a comercialização e a produção de alimentos. Aplica soluções tecnológicas para aumentar a produtividade e desenvolver produtos e processos. Verticalização do ensino – O Campus Macapá oferta o curso superior de Tecnologia em Alimentos.

Curso Técnico em Redes de Computadores – 30 Vagas
Instala, configura e sistemas operacionais em redes de computadores. Implementa políticas de segurança para acesso a dados e serviços diversos. Verticalização do ensino – O Campus Macapá oferta o curso superior de Tecnologia em Redes de Computadores.

Curso Técnico em Edificações – 30 Vagas
Desenvolve e implementa projetos de edificações, orçamento de obras e pesquisas tecnológicas na área de construção. Coordena a execução de serviços de manutenção de equipamentos e de instalações. Verticalização do ensino – O Campus Macapá oferta o curso superior de Tecnologia em Construções de Edifícios.

Curso Técnico em Estradas – 30 Vagas
Executa o levantamento, projeto, construção, gerenciamento, manutenção e conservação de vias rodoviárias e ferroviárias. Desenha e elabora projetos geométricos, de pavimentação, drenagem, sinalização, terraplenagem, loteamentos e obras.