Página inicial > Mais Notícias > Equipe ganha duas medalhas de bronze na olimpíada Geo-Brasil

Equipe ganha duas medalhas de bronze na olimpíada Geo-Brasil

Publicado: Quinta, 16 de Dezembro de 2021, 10h11 | Última atualização em Quinta, 16 de Dezembro de 2021, 11h43

A equipe Astron, formada pelos alunos do Campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap) Ariadny Tavares, Marcos Vinicius Ana Ramos e Yara Almeida, conquistaram, na fase nacional, duas medalhas de bronze: uma na Olimpíada Brasileira de Geografia, e outra, Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra. As duas competições fazem parte da Olimpíada Geo-Brasil, que tem como objetivo testar a capacidade de análise e interpretação de fenômenos geográficos e geocientíficos dos estudantes.

A última fase aconteceu de forma on-line, e os alunos responderam questões relacionadas a Geografia Geral, Ciências da Terra (Geografia Física) e Ciências da Terra. Para o estudante Marcos Vinicius, a conquista vai muito além da medalha no peito. “A conquista das medalhas foi mais que um prêmio ao qual se obtêm em uma olimpíada, foi, sobretudo, o reconhecimento da nossa jornada de aprendizagem no campo da Geografia, que nos permitiu perceber as diversas possibilidades de investigação, compressão e análises das conjunturas que atravessam a nossa realidade cotidiana”, disse.

A equipe teve como orientadora a professora Rosinete Cardoso Ferreira, que enxerga essas olimpíadas de conhecimento como uma das formas de aprofundar assuntos relacionados na área. “O evento permite aos estudantes ampliarem seu conhecimento, com acréscimo de experiência e capacidade de análise e interpretação dos fenômenos geográficos e geocientíficos de modo integrado. Como fruto das olimpíadas, algumas universidades oferecem vagas a alunos medalhistas em olimpíadas do ensino médio, fato que amplia as possibilidades de ingressar no ensino superior”, argumentou a docente.

“A nossa participação na olimpíada possibilitou um maior desenvolvimento do nosso cabedal de referências para uma participação mais ativa e dinâmica nas aulas de geografia, tornando a relação professor-aluno mais dialógica e enriquecedora. Não teríamos chegado até a fase nacional sem a colaboração efetiva da professora Rosinete Cardoso em nossos encontros virtuais que sempre foram muito proveitosos e nos impulsionavam a continuar na competição”, concluiu o estudante Marcos Vinicius.