Estudantes participam de torneio de robótica
Dois grupos formados por alunos dos Campi Macapá e Oiapoque do Instituto Federal do Amapá (Ifap) participaram do Torneio Brasil de Robótica (TBR). As equipes “Girls from Amapá” e “Tucuju Startec” ficaram em primeiro e terceiro lugar geral nacional, respectivamente. O evento on-line encerrou no dia 13 de dezembro e teve cunho educativo, científico e tecnológico, com o objetivo de fomentar a inovação e o desenvolvimento humano.
A equipe “Girls from Amapá” foi formada pelas estudantes do Campus Macapá Fabíola Nascimento, Estefhane Vitória Araújo, Rayssa Camilly Farias, Riada dos Santos, Beatriz Fores e Raissa Valéria Sampaio. Já na Tucuju Startec participaram os alunos do Campus Macapá Luana Letícia Brito, Anderson Mota e Bruno Educando, e a aluna do Campus Avançado Oiapoque, Larissa Teixeira. Os dois grupos foram laureados com troféus e medalhas.
Por ser uma das estudantes de destaque da temporada, a aluna Larissa Teixeira também ganhou uma bolsa de estudos em um curso de engenharia ofertado pelo Centro Universitário Eniac. “Na cerimônia de premiação, quando falaram em bolsas de estudos eu me perguntava se realmente conseguiria, e poder ver a meu nome naquela lista foi uma sensação maravilhosa”, contou a estudante.
“Foi a primeira vez que o Amapá participou neste torneio, o resultado e a evolução dos estudantes nesses últimos meses foram melhores do que esperava. A estudante Larissa entrou na equipe poucos meses depois de formado, por ser bolsista do Programa de Robótica. A estudante, que não sabia programar, conseguiu auxiliar muito a equipe na programação do robô”, disse o professor Hurson Roger Silva, que é o coordenador geral do Programa Institucional de Robótica no Ifap.
Para a aluna Estefhane Viória, da equipe "Girls from Amapá", a experiência foi única. "Eu, particularmente, amei essa oportunidade e todos os sentimentos que senti durante o processo. Foram muitos obstáculos que fizeram eu, por um momento, pensar em desistir, mas as dificuldades fizeram eu aprimorar e persistir nesse grande projeto. Hoje, vejo que valeu a pena todo o esforço, trabalho em equipe e persistência no torneio. Agradeço por essa incrível oportunidade", falou.
De acordo com Huston, a preparação os alunos das duas equipes para a competição iniciou em julho desde ano. “Desde julho, os estudantes vinham montando robôs em plataformas digitais, organizando cadernos de engenharia para descrever o robô, trabalhando em cima de uma pesquisa científica com o tema da redução do trabalho infantil e produzindo seus diários de bordo”, informou o docente.
“Participar da TBR foi uma das melhores experiências que já tive. Quando entrei para a equipe Tucuju Startec, não sabia nada de programação ou de funcionamento da plataforma. Meus colegas e eu estudamos juntos e aprendemos a organizar melhor o nosso trabalho”, finalizou a estudante Larissa.
Por Jacyara Araújo, jornalista do Campus Macapá
Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do Campus Macapá
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Instagram: @ifapoficial
Facebook: /institutofederaldoamapa
Redes Sociais