Página inicial > Mais Notícias > Estudantes do Ifap se destacam na Olimpíada Nacional de Ciências

Estudantes do Ifap se destacam na Olimpíada Nacional de Ciências

Publicado: Segunda, 10 de Janeiro de 2022, 11h47 | Última atualização em Sexta, 24 de Junho de 2022, 12h38

Uma medalha de prata e oito menções honrosas. Esse foi o resultado da participação dos alunos do Campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap) na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) em 2021. As duas fases da competição aconteceram de forma on-line, e os estudantes responderam questões sobre astronomia, biologia, física, história e química. O objetivo da ONC é, dentre outros, estimular o interesse pelo estudo em Ciências Naturais e incentivar o ingresso desses alunos em áreas científicas e tecnológicas.

O estudante Miguel Dantas, do curso técnico de Química, obteve a medalha de prata e agora soma essa conquista a outras vitórias em diversas competições de conhecimento. Miguel já foi medalhista de ouro na Olimpíada Amapaense de Química e de bronze na Olimpíada Camaleão de Química. Para ele, a conquista da prata na ONC é resultado de persistência e desafio, já que em 2020 ele tinha recebido menção honrosa.

Os estudantes Ana Paula de Almeida (Curso Técnico em Química), Rafaela Melo (Curso Técnico em Edificações), Deyvison Marconi (Curso Técnico em Mineração), Rafael Andrade (Curso Técnico em Mineração), Elane Souza (Curso Técnico em Redes de Computadores), Janaina Poliana dos Santos (Curso Técnico em Redes de Computadores), Rayane Renilde Leite (Curso Técnico em Química) e Paula Maria Lacerda (Curso Técnico em Redes de Computadores) obtiveram menção honrosa na competição.

Sobre a Olimpíada Nacional de Ciências
A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), um evento técnico-científico, é organizada pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e constitui um programa da Associação Brasileira de Química (ABQ), Departamento de História da UNICAMP, Instituto Butantã (IB), Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), Sociedade Brasileira de Física (SBF), responsáveis por sua execução.

A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) se destina aos estudantes que estiverem regularmente matriculados no Ensino Fundamental II (6º, 7º, 8º ou 9º ano); no Ensino Médio (1ª, 2ª ou 3ª série); e estudantes da 4ª série do Ensino Técnico, bem como estudantes da Educação de Jovens e Adultos das séries ou anos citados acima.

Por Jacyara Araújo, jornalista do Campus Macapá

Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do Campus Macapá