Campus Macapá divulga plano de ação para o retorno às aulas presenciais
No ano letivo de 2022, as aulas para os estudantes dos níveis médio, superior e de pós-graduação do Campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap) voltam a ser presenciais a partir do dia 7 de fevereiro. Para o retorno, a comissão local responsável pela volta gradual publicou plano de ação para que alunos, servidores, visitantes e funcionários terceirizados voltem às atividades administrativas e acadêmicas de forma segura. Clique aqui e leia o plano na íntegra.
As medidas contidas no plano de ação de retorno das atividades presenciais tem como objetivos reduzir as chances de contágio da Covid-19 entre a comunidade e estabelecer procedimentos para entrada no Campus, estabelecimento de zonas de circulação, uso de laboratórios, biblioteca, refeitório e lanchonete.
Para isso, além da obrigatoriedade de comprovação vacinal contra a Covid-19 ou exame válido que comprove a não infecção pelo novo coronavírus, estabelecido pela Resolução nº78/2021 aprovada pelo Conselho Superior do Ifap, o Campus Macapá já possui materiais de medidas não farmacológicas para a comunidade interna e externa, como, por exemplo, máscaras reutilizáveis (que serão distribuídas aos estudantes nos kits escolares), máscaras cirúrgicas descartáveis (distribuídas em caso de perda ou esquecimento), álcool em gel, tocas descartáveis, tapetes sanitizantes, borrifadores e totens com álcool disponíveis pelo prédio, dentre outras insumos.
Tendo em vista o crescente número de casos confirmados de Covid-19 e Influenza na capital, a Direção-geral também suspendeu o atendimento presencial pelo período de 24 a 28 de janeiro no Campus Macapá, com o objetivo de conter a propagação entre servidores e comunidade externa. Para ler o comunicado na íntegra, clique aqui.
Entrada de alunos, visitantes e servidores no Campus Macapá
Esse procedimento pretende evitar aglomerações e garantir as distâncias mínimas recomendas.
De acordo com Plano de Ação de retorno do campus Macapá, estudantes devem entrar e sair apenas pelo portão lateral ou ginásio da unidade, no horário da manhã de 7h15 às 8h30, da tarde das 13h às 14h30, e da noite das 18h30 às 19h30. Servidores e visitantes tem entrada exclusiva pelo portão do hall de entrada.
Nesses locais, serão montadas barreiras sanitárias para identificar/monitorar casos suspeitos, exigir o uso obrigatório de máscara de proteção facial para acesso e permanência na instituição, higienização das mãos através de borrifadores e totens com álcool em gel, dentre outras medidas. Leia mais aqui.
Demais procedimentos do Retorno Seguro
Clique no link abaixo e leia cada medida em detalhes
Casos Suspeitos de Covid-19 – Procedimentos para atendimento de caso suspeito ou com sintomas respiratórios identificados nas dependências das unidades do Ifap;
Zona de Circulação – As orientações visam consolidar orientações de proteção, tanto individual quanto coletivo na redução de riscos à saúde de servidores e público que frequentam o espaço;
Higiene Pessoal – Recomendações para diminuir a propagação do vírus;
Uso de laboratórios – Orientações de proteção para os usuários que frequentam esses espaços;
Uso da Biblioteca – Orientações de proteção, tanto individual quanto coletivas na redução de riscos à saúde de servidores e público que frequentam o espaço;
Refeitório e Lanchonete – Reabertura e horários de funcionamento.
Por Jacyara Araújo, jornalista do Campus Macapá
Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do Campus Macapá
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Instagram: @ifapoficial
Facebook: /institutofederaldoamapa
Redes Sociais