Página inicial > Mais Notícias > Encontro pedagógico prepara volta às aulas no Campus Macapá

Encontro pedagógico prepara volta às aulas no Campus Macapá

Publicado: Terça, 01 de Fevereiro de 2022, 14h43 | Última atualização em Terça, 01 de Fevereiro de 2022, 14h44

Encontro aconteceu de forma remota para planejamento, socialização de ações e orientações referente ao ano letivo

O Campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap), realizou nos dias 31/1 e 1/2, o primeiro encontro pedagógico de 2022 e reuniu os servidores técnicos e docentes da unidade. O encontro marca em especial o retorno às atividades dos docentes da unidade após às férias e os preparativos para a volta às aulas presenciais.

Devido a suspensão temporária de atendimento presencial no Campus como medida de prevenção na atual alta de novas infecções pela covid-19 e de propagação da gripe na última semana, o Encontro Pedagógico foi realizado de forma remota. Gestores, técnicos e docentes se reuniram de através de plataformas de videoconferência para compartilhar as demandas planejadas e as orientações gerais para o ano letivo de 2022, dentre elas, o retorno das aulas presenciais.

“Estamos em vista de um novo ano letivo, com novidades e necessidades ainda urgentes. Mas. Estamos empenhados em fazer deste novo ano escolar a retomada gradual da presença de nossos estudantes no Campus, dos professores em sala de aula e dos demais servidores em seus postos de trabalho”, disse o diretor-geral do Campus, Márcio Prado. Segundo ele, “mesmo neste momento necessitando realizar o encontro pedagógico de forma virtual, não podemos deixar de ter a alegria de nos reencontrar, compartilhar nossa realidade e superações, seja da dimensão profissional, seja pessoal, neste tempo de pandemia”.

Saúde Mental

No clima de reencontro, os servidores da unidade puderam participar na manhã do primeiro dia de uma roda de conversa conduzida pela psicóloga do Campus Adriana Ribeiro e pelo psicanalista Alex Magalhães sobre o tema “Educação e Saúde mental em tempos de pandemia: (re)existência e (re)invenção da vida”. O Objetivo do momento foi criar um espaço de escuta, diálogo e acolhimento para os educadores compartilharem suas vivências durante afastamento devido a pandemia.

“Após um período de dois anos de isolamento e trabalho remoto, no qual tivemos perdas, luto e mudanças na vida, criadas pela situação pandêmica, enquanto psicólogos acreditamos que muitas vezes precisamos de um espaço de escuta e diálogo para compartilharmos nossas vivências e poder olhar para a transitoriedade da vida e o que temos enquanto potência para encarar os desafios que se apresentam”, explicou Adriana Ribeiro.

Servidores acompanham o encontro pedagógico de forma remota | Foto: Reprodução

Em seguida, os docentes receberam orientações referente as ações previstas pelo Departamento de Assistência Estudantil (Daes), a fim de se poder garantir que cada servidor esteja ciente das demandas do setor e como orientar os estudantes diante das necessidades a surgirem no processo de retorno das atividades presencias na unidade.

Na tarde de segunda-feira, 31,  a direção de ensino do Campus dedicou-se para apresentar aos docentes e técnicos presente o Plano de Ação para o Retorno Seguro das atividades presenciais elaborado pela Comissão Local e que deverá ser executado. Nele constam todas as ações e protocolos que serão seguidos para garantir que a unidade possa manter suas atividades em execução sem risco de contaminação e propagação da covid-19 em especial.

O Plano garante aos servidores e estudantes condições para que as atividades sejam executadas, bem como, se necessário, estabelece procedimentos de enfrentamento à doença. Para a diren, a aplicação do Plano neste momento vai exigir a colaboração de todos, seja na execução, seja na necessidade de revisão dos procedimentos nesta etapa de retorno.

Já nesta terça-feira, 1, o segundo dia do Encontro Pedagógico foi reservado para os encontros de Colegiado de Curso. Na primeira parte do dia, reuniram-se para socialização de planejamento das coordenações, orientações específicas de cada curso, necessidades em comum de cada disciplina, bem como, distribuição de carga horária, rotina, horários e desenvolvimento de projetos. No encerramento do encontro, foram apresentadas pela Pró-reitoria de Ensino do Ifap as novas diretrizes para o Ensino Médio.

Servidores acompanham o encontro pedagógico de forma remota | Foto: Reprodução RNT/Ifap

Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do Campus Macapá
Twitter: @ifap_oficial