Página inicial > Mais Notícias > Alunas têm projetos aprovados no Programa Power4Girls

Alunas têm projetos aprovados no Programa Power4Girls

Publicado: Quinta, 17 de Fevereiro de 2022, 13h19 | Última atualização em Quinta, 17 de Fevereiro de 2022, 14h47

As equipes “Mulheres de Fibra” e “Entre Dois Hemisférios”, composta por alunas do Campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap), tiveram suas propostas de projetos aprovadas no Programa Power4Girls – Empower to Lead. O programa é uma iniciativa da Embaixada e Consulado dos Estados Unidos no Brasil, em parceria com o Instituto Glória, que pretende fomentar o empoderamento de meninas através do desenvolvimento de habilidades em empreendedorismo, inovação e responsabilidade social.

O Power4Girls buscou propostas que solucionassem, de forma criativa, um problema envolvendo os temas empreendedorismo, meio ambiente e sustentabilidade. E foi exatamente isso que as equipes propuseram: as estudantes do 2º ano do curso Técnico em Edificações Ana Maria Pastana, Luana Sabrina Monteiro, Rafaela Melo e Stephany Susan de Matos compõem a equipe “Mulheres de Fibra” e estudarão como a fibra do coco pode atuar como isolante térmico quando incorporado a materiais cerâmicos para utilização no setor construtivo, mais precisamente na fabricação de telhas, para diminuir o calor nas residências. A professora Leila Nunes é a orientadora do projeto.

Equipe "Mulheres de Fibra" com a professora orientadora Leila Nunes

“Daremos uma nova finalidade ao coco descartado, retirando do meio ambiente um material que não seria mais aproveitado, para utilizar na fabricação de materiais sustentáveis”, contou a estudante Luana Sabrina. “Também estamos propondo que esse material seja feito para nossa comunidade ribeirinha, gerando, assim, um benefício social”, destacou Stephany Susan.

As alunas do 2º ano do curso Técnico em Mineração Glória Ferreira, Ana Beatriz Machado e Mariana Jorry e a estudante do 2º do curso Técnico em Alimentos Ana Luíza Vale fazem parte da equipe “Entre Dois Hemisférios”, que pretende usar os caroços e cascas do açaí para criar cosméticos naturais e artesanais que possuem nas formulações o café de caroço de açaí como ingrediente, além de criar óleos essenciais e sem uso de conservantes e reagentes que agridam a pele. A professora Lídia Dely é a orientadora do projeto.

Equipe "Entre Dois Hemisférios"

“O açaí é um produto que representa nossa região e muitas batedeiras descartam os caroços e cascas de maneira incorreta, então o projeto busca fazer o reaproveitamento desse resíduo ao mesmo tempo que fomenta o empreendedorismo feminino”, disse a aluna Ana Beatriz Machado.

As equipes estão ansiosas para o desenvolvimento do projeto durante os próximos seis meses em que serão disponibilizados às alunas mentorias, treinamentos, oficinas, atividades em grupo e palestras on-line. Para as estudantes dos dois grupos, participar desses eventos é um grande incentivo à pesquisa, ao empreendedorismo e à inovação. “Esse programa incentiva muito o empreendedorismo feminino, então, além do aspecto social, estamos procurando desenvolver um produto que possa ser comercializado de forma acessível para todos”, completou Rafaela Melo.

A abertura do Programa Power4Girls acontece de forma on-line nos dias 7 e 8 de março em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. De março a agosto, as estudantes participam dos cursos e workshops para o desenvolvimento do projeto, e o encerramento e premiação dos melhores projetos do Programa acontecem em Brasília nos dias 9 e 10 de setembro. Saiba mais em https://power4girls.com.br/.

Por Jacyara Araújo, jornalista do Campus Macapá

Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do Campus Macapá