Página inicial > Mais Notícias > Biblioteca do Campus Macapá disponibiliza acervo aberto

Biblioteca do Campus Macapá disponibiliza acervo aberto

Publicado: Terça, 08 de Março de 2022, 10h03 | Última atualização em Terça, 08 de Março de 2022, 10h07

O acervo físico da Seção de Gerenciamento da Biblioteca (Segebi) do Campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap) possui mais de 15 mil exemplares e, agora, o livre acesso aos títulos será aberto à comunidade interna e externa. Os usuários poderão acessar o site biblioteca.ifap.edu.br para pesquisar a obra que deseja consultar e, em seguida, procurar o número da chamada que corresponde à localização do livro na estante. A biblioteca ainda funcionará com a capacidade reduzida de usuários, e o atendimento será realizado às segundas, quartas e sextas-feiras das 8h às 21h.

Até janeiro de 2022, o acervo era fechado e apenas os servidores da Segebi podiam buscar o livro para os usuários. Foi a instalação dos sensores instalados na entrada/saída da biblioteca que tornou possível o acesso direto dos usuários aos livros localizados nas estantes. “Com o livre acesso, o aluno poderá escolher seu livro direto na estante, e isso é um grande ganho para a comunidade acadêmica”, comemorou a responsável pela Segebi, Branca Lia.

Em cumprimento aos protocolos de segurança em razão da pandemia da Covid-19, 34 usuários podem acessar o espaço simultaneamente. Para isso, a Segebi disponibilizará 12 cabines individuais de estudo e 12 mesas redondas com a capacidade para duas pessoas. No momento, o acesso aos computadores está suspenso.

"Esse novo formato da biblioteca é mais um avanço de modernização para que todos os usuários possam ter mais mais acesso ao conhecimento, podendo consultar vários livros nas mais diversas áreas que o nosso acervo possui", disse o diretor-geral do Campus Macapá, Márcio Prado.

O empréstimo domiciliar é de sete dias para comunidade interna, professores, alunos e técnicos administrativos. Os usuários podem emprestar no máximo três livros por vez. O acervo da Biblioteca do Campus Macapá possui títulos nas áreas de matemática, pedagogia, português, tecnologia da informação, engenharia, computação, programação, literatura, química, física, alimentos, cálculo, dentre outros.

Por Jacyara Araújo, jornalista do Campus Macapá

Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do Campus Macapá