Página inicial > Mais Notícias > Campus Macapá realiza aula inaugural do Programa Empodera Mulher

Campus Macapá realiza aula inaugural do Programa Empodera Mulher

Publicado: Sexta, 04 de Março de 2022, 09h14 | Última atualização em Sexta, 04 de Março de 2022, 11h18

Ao final do evento, as participantes fazendo o símbolo do Programa Empodera Mulher

Na tarde da última quinta-feira (3/3), o auditório do Campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap) recebeu as primeiras alunas bolsistas na aula inaugural do curso de Microempreendedor Individual do programa Empodera Mulher, da Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proeppi). O programa é voltado para o desenvolvimento de competências empreendedoras de mulheres em vulnerabilidade social, com foco na emancipação socioeconômica das participantes. Clique aqui para ver as fotos.

As alunas foram recepcionadas pela reitora em exercício do Ifap, Adrielma Bronze, pelo pró-reitor da Proeppi, Romaro Silva, pelo diretor executivo da Proeppi, Welber Andrade, pela coordenadora do Programa Empodera Mulher, Suellen Macedo, pelo diretor-geral do Campus Macapá, Márcio Prado, e pelo diretor de Ensino do Campus Macapá, Marcus Buraslan. Em seguida, a pedagoga Suelen Carvalho deu as informações iniciais sobre metodologias, avaliações, cronograma e horário das aulas.

Dispositivo de honra ocupado pelos gestores do Ifap

“É uma oportunidade, com certeza, para que essas mulheres possam dar uma nova guinada nas suas vidas, não só na formação mas no processo de conhecer novas pessoas e ocupar novos espaços, traçar novos trajetos e perspectivas”, disse a coordenadora geral do Programa Empodera Mulher, Suellen Macedo.

Participam 120 mulheres, divididas em três turmas, no polo do Campus Macapá. As aulas, que iniciam nesta sexta-feira (4/3), serão presenciais nas sextas-feiras, sábados e domingo. O curso de Microempreendedor Individual possui carga horária de 160h e será ministrado em 40 dias letivos. A previsão é que as alunas encerrem a formação no dia 15 de maio.

Aprender mais sobre empreendedorismo, planejamento e gestão de negócios é o que pretende Daiane Sammer, de 40 anos, que é autônoma há sete anos e trabalha no ramo alimentício. “Minha filha faz ovos de páscoa, se inscreveu e me incentivou a participar também. Trabalho sozinha, de forma autônoma, fazendo refeições, chegando a atender mais de 300 pessoas por evento. Ainda não tenho essa noção de mexer com orçamento, como melhorar meu empreendimento, e vi que esse curso é uma excelente oportunidade para adquirir esses conhecimentos”.

Daiane Sammer, autônoma, buscou o curso para aprender a gerir seu negócio

Durante o curso, as participantes terão contato com os conteúdos de Informática básica, Matemática aplicada a negócios, Português aplicado a negócios, Planejamento e gestão de negócios, Economia criativa e Arranjos produtivos, Técnicas de negociação, Empreendedorismo, Marketing e mídias para Microempreendedores e Legalização de microempresas.

Para o diretor-geral do Campus Macapá, é um momento de se capacitar e seguir em frente com o objetivo de melhorar a qualidade de vida através do trabalho. “Não desistam, não vai ser fácil, mas pensem no momento de conclusão de mais uma etapa, de ter tido a oportunidade de se capacitar em uma das melhores instituições de ensino federal do Amapá”, observou o gestor.

Sobre o Empodera Mulher

Empodera Mulher, programa institucional de caráter extensionista do Instituto Federal de Educação do Amapá, nasceu em fevereiro de 2021, espelhado em programas como Mulheres Mil, Rede Brasil Mulher, PRONATEC e Novos Caminhos. Sua construção é fruto de um trabalho coletivo e interdisciplinar, que contou com a participação de todas as unidades do Instituto e também de consulta à comunidade do Ifap.

A missão é criar oportunidades de formação e emancipação socioeconômica a mulheres, preferencialmente em vulnerabilidade social no Amapá. Para isso, pretende realizar ações de acolhimento, capacitação, inserção no mercado de trabalho e aproximação com instituição da rede de atendimento à mulher.

Por Jacyara Araújo, jornalista do Campus Macapá

Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do Campus Macapá