Página inicial > Mais Notícias > Ifap lança Programa Qualifica Mais Progredir em Macapá

Ifap lança Programa Qualifica Mais Progredir em Macapá

Publicado: Quarta, 16 de Março de 2022, 09h53 | Última atualização em Quinta, 17 de Março de 2022, 11h28

O Instituto Federal do Amapá (Ifap), através do Programa Qualifica Mais Progredir, realizou, na noite da última segunda-feira (14/3), o lançamento e apresentação do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Microempreendedor Individual (MEI). O evento foi direcionado para as turmas de Macapá – polo Escola Eunice Picanço. O programa pretende fomentar a qualificação profissional e é voltado aos beneficiários do Auxílio Brasil.

Nesta primeira etapa, são 260 estudantes participantes que estarão divididos em três turmas. As aulas para a formação de Microempreendedor Individual iniciam na próxima segunda-feira (21/3) e a previsão é que sejam concluídas no mês de junho, com 53 dias letivos. O curso tem carga horária de 160h e acontece presencialmente no turno da noite na Escola Eunice Picanço (zona sul de Macapá).

A mesa de abertura do evento contou com a presença do pró-reitor de Ensino, Victor Hugo, que representou a reitora do Ifap, do deputado federal Camilo Capiberibe, do secretário municipal de Educação, Rodrigo Souza, do diretor executivo da Proeppi, Welber Andrade, do coordenador do Programa Qualifica mais Progredir, Diego Belo, e do diretor-geral do Campus Macapá, Márcio Prado. Em seguida, o professor Ederson Leite deu as informações iniciais sobre o curso.

“Em Macapá atenderemos tanto a zona norte quanto a zona sul por meio do Programa Mais Progredir. De início, são 260 vagas no polo Eunice Picanço, que atende os moradores dos bairros do Novo Buritizal, Açucena e São José, por exemplo”, disse o coordenador Diego Belo.

Durante o curso de MEI, os estudantes poderão identificar características empreendedoras para o sucesso de um pequeno negócio, além de conhecer técnicas de compra e venda de produtos, atendimento, controle de caixa, noções de tributos e gerência de um pequeno negócio. “Comecei a fazer vendas de roupas e acessórios de celular e pretendo aprimorar meus conhecimentos com as aulas”, disse Simone Gama, de 35 anos.

Sobre o Programa Qualifica Mais Progredir
O Qualifica Mais Progredir é uma linha de fomento para a oferta de cursos de qualificação profissional de Microempreendedor Individual (MEI) voltada a beneficiários do Programa Auxílio Brasil. A iniciativa é uma parceria entre o Ministério da Educação e o Ministério da Cidadania e atende aos objetivos do Plano Progredir, que busca a inclusão produtiva e a ampliação de renda do público que recebe o auxílio financeiro.

Por Jacyara Araújo, jornalista do Campus Macapá

Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do Campus Macapá