Página inicial > Mais Notícias > Campus Macapá solicita melhoria do atendimento do transporte público para o Ifap

Publicado: Segunda, 04 de Abril de 2022, 12h32 | Última atualização em Segunda, 04 de Abril de 2022, 15h53

Um formulário para levantamento de dados está disponível para subsidiar novas solicitações

O Campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap), através da direção-geral da unidade, realizou nas últimas semanas uma série de ações administrativas junto aos órgão responsáveis locais do transporte coletivo que atende a região. As ações foram motivadas em atenção ao pedido de estudantes do Ifap, em especial da comunidade estudantil do turno da noite, após muitas de queixas quanto a demora do transporte e os horários de atendimento noturno.

Visando subsidiar futuras solicitações junto aos órgãos responsáveis e as empresas de ônibus, a direção-geral também está realizando o levantamento de informações para mapear dados sobre o uso do transporte coletivo pela comunidade estudantil e servidores. Os interessados em colaborar com a pesquisa podem acessar o formulário aqui, preencher e enviar através da internet.

Nas ultimas semanas temos recebido uma série de solicitações dos estudantes que alegam a demora dos ônibus e o atendimento até um certo horário não atendendo em totalidade aqueles que precisam do coletivo no final do horário de aula”, explicou o diretor-geral do Campus Márcio Prado.

De acordo com o diretor-geral, o horário de aulas das turmas da noite termina às 22h20. Porém, os estudantes do turno da noite alegaram que neste horário não estavam sendo atendidos pelo transporte público, ocasionando a evasão das aulas ou os obrigando a assumir outros custos de locomoção para retorno para casa.

Segundo Márcio Prado, um ofício foi encaminhado ao Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amapá (Setap) no dia 17 de fevereiro, logo após o retorno presencial das aulas. No documento, os horários de início e término das aulas foi indicado para que o transporte coletivo pudesse atender ao público de estudante e servidores que fazem o uso do serviço para se deslocar à unidade. No documento enviado ao órgão, já havia sido informado a reclamação dos usuários.

No dia 21 do mesmo mês, um Ofício foi encaminhado à Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) com as mesmas informações e solicitando a viabilidade de dialogo junto a empresa de transporte que atende a região. Cerca de um mês depois, mantendo-se as reclamações dos estudantes, um novo documento foi encaminhado, sendo desta vez direcionado para a própria empresa de transporte que faz a linha que atende a unidade. Nele é solicitado a possibilidade de revisão do trajeto para atender melhor os usuários do Ifap e/ou que a empresa apresentasse proposta para minimizar o transtorno no atendimento aos usuários.

Na quarta-feira,30/3, a direção-geral reuniu-se com representantes da empresa de ônibus que atende a região do Ifap. Na reunião, o representante da empresa informou que medidas seriam tomadas para a estender o horário de atendimento noturno da linha, bem como nas primeiras viagens do buscando melhorar o transporte também para o turno da manhã.

Na CTMac foi aberto o atendimento através do protocolo nº 3.697/2022 no qual se solicita “a viabilidade de atender, para além das 22h20, o horário dos ônibus que fazem trajeto ao Ifap, procurando dessa forma atender à demanda de nossos alunos e servidores que necessitam de transporte público no horário de saída no turno da noite”. A resposta do presidente da CTMac Andrey Dias do Rego, de 4 de abril, informou que fora solicitado o reforço do funcionamento do transporte coletivo.

As iniciativas foram tomadas, os órgãos informados de nossos horários e notificados. Aguardamos que as respostas que nos foram apresentadas sejam então executadas. É importante que os estudantes, servidores e usuários agora nos mantenham informados do cumprimento ou não dos horários”, ressalta o diretor-geral.

Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do Campus Macapá
Twitter: @ifap_oficial