Página inicial > Mais Notícias > Projeto Liderança faz palestra de encerramento

Projeto Liderança faz palestra de encerramento

Publicado: Segunda, 18 de Abril de 2022, 12h08 | Última atualização em Terça, 19 de Abril de 2022, 10h04

Projeto existe desde 2011 e busca promover reflexões sobre a democracia

Ex-representantes de turma receberam certificado durante o encerramento do projeto

Neste ano, o período eleitoral não acontece apenas a nível nacional, mas também dentro das salas de aula dos cursos do Campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap). Através do projeto “Liderança e Representatividade: uma escolha democrática”, os novos representantes de turma foram eleitos e participaram, na última quinta-feira (14/4), da palestra de encerramento das eleições e entrega dos certificados aos ex-representantes de turma. Clique aqui para ver mais fotos.

O evento iniciou com a apresentação musical do diretor de Ensino, Marcus Buraslan, e do professor Helington Franzotti, que tocaram saxofone e violão, respectivamente. Em seguida, a palestra “O que é liderança? O Papel do líder, sua representatividade e responsabilidade do líder” foi ministrada pela professora Adrielma Bronze, que apresentou às turmas os variados conceitos de liderança e o importante papel do líder.

“O Ifap não quer apenas preparar os estudantes para o mercado de trabalho mas também para viver em sociedade e exercer a cidadania. Então o projeto busca fortalecer o protagonismo juvenil, a representatividade estudantil e as ações democráticas no ambiente escolar”, disse a coordenadora do projeto e responsável pela Seção de Gerenciamento Pedagógico, Jaqueline Ramos.

Ana Alice, estudante do curso Técnico em Estradas, que foi representante de turma nos anos de 2020 e 2021, contou um pouco da sua experiência. “Acima de tudo, não é uma tarefa fácil, exige muita responsabilidade e muito compromisso da nossa parte, mas ser representante me transformou numa pessoa melhor. Antes de ser representante, eu era uma pessoa muito tímida, muito retraída e não sabia me posicionar. Com esse papel, eu vi que ser representante é importante, é se tornar uma pessoa melhor e saber se posicionar”, contou.

Os estudantes Saullo Augusto Lobato, Letícia Oliveira, Elisa Silva, Sarah Quaresma e Júlia Gurjão, que atuaram como representantes de turma dos anos anteriores, receberam um certificado simbólico por terem exercido a função. “Como representante, a experiência foi gratificante, foi um aprendizado. Acho que equilíbrio é uma palavra fundamental para exercer a função. É sempre ter noção que os desejos da turma são superiores ao seu desejo”, aconselhou a ex-representante Letícia Oliveira.

Por Jacyara Araújo, jornalista do Campus Macapá

Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do Campus Macapá