Página inicial > Mais Notícias > Banda Marcial do Ifap retoma ensaios

Banda Marcial do Ifap retoma ensaios

Publicado: Segunda, 25 de Abril de 2022, 08h47 | Última atualização em Segunda, 25 de Abril de 2022, 11h46

Membros da Banda Marcial do Ifap com o coordenador do Projeto, Luis Nogueira, e o diretor de Ensino, Marcus Buraslan

A retomada dos ensaios da Banda Marcial do Instituto Federal do Amapá (Ifap) iniciou na última quinta-feira (14/4) no ginásio poliesportivo do Campus Macapá. Com mais de 90 membros, o grupo já se prepara para participar de novas competições em 2022. Neste ano, além do grupo musical, a banda compôs o grupo coreográfico para apresentações cívicas e solo.

Durante o primeiro encontro dos novos membros, começaram a ser definidos o cronograma de ensaio e o calendário de apresentações. De acordo com o coordenador do projeto, José Luis Nogueira, as preparações iniciais já são para a apresentação do aniversário de 4 anos da Banda Marcial, que acontece no mês de maio.

“A banda teve uma renovação de quase 80% do quadro de pessoal que tínhamos em 2019. Agora, nós estamos reorganizando o grupo para as apresentações que acontecem a partir do mês de setembro com os desfiles cívicos. Pretendemos fazer uma apresentação no mês de maio, data de comemoração dos 4 anos da Banda”, contou Luis Nogueira.

São mais de 50 instrumentos entre bumbo, pratos, surdos, caixas, trompetes, trompas, euphonium, tupas e estante de partituras. Os ensaios do grupo musical tem o apoio inicial do maestro Jordan Esly e os ensaios do grupo coreográfico estão sob responsabilidade da acadêmica do curso em Tecnologia em Alimentos Nádia Tatiane Corrêa.

Victória Ferreira, estudante do curso Técnico em Edificações, fazia parte da banda em 2019 e resolveu de inscrever novamente. “Em 2019, participar da Banda foi uma experiência maravilhosa, porque eu amo dançar, e fazer parte de um projeto tão grande e revolucionário é muito bom, ainda mais com todo o carinho e todo o apoio que o instituto tem dado, e também influenciado os seus alunos a participarem de atividades extras", disse.

Conquistas

Em 2019, o grupo ganhou seu primeiro troféu durante o II Festival de Bandas e Fanfarras do Amapá e ficou com o 3º lugar na categoria Banda Percussão. Nos anos de 2018 e 2019, 140 estudantes de diversos cursos e modalidades participaram de desfiles junto à Banda. As atividades em 2020 e 2021 foram paralisadas em razão da pandemia de Covid-19.

Por Jacyara Araújo, jornalista do Campus Macapá

Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do Campus Macapá