Página inicial > Mais Notícias > Turma do curso Técnico de Estradas realiza visitas técnicas

Turma do curso Técnico de Estradas realiza visitas técnicas

Publicado: Quarta, 27 de Abril de 2022, 10h17 | Última atualização em Terça, 03 de Maio de 2022, 11h10

A turma do 2º ano do curso técnico de nível médio de Estradas do Campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap) realizou duas visitas técnicas na última quinta-feira (20/4). O objetivo da atividade foi ampliar os conhecimentos dos estudantes e relacionar a teoria vista na sala de aula com a prática desenvolvida em obras públicas.

A primeira visita foi ao projeto de construção do viaduto que interligará as rodovias Duca Serra (AP-020) e Norte-Sul. As obras fazem parte do pacote de projetos de mobilidade urbana na Região Metropolitana, que integra os municípios de Macapá, Santana e Mazagão. A Rodovia Norte-Sul vai ligar as zonas norte e oeste da capital, sendo sete quilômetros de extensão que receberão serviços de reparo em drenagem, terraplenagem, pavimentação, sinalização, iluminação, ciclovia, passeio público e pista de cooper.

A turma também visitou as obras do conjunto Miracema, que beneficiará famílias em vulnerabilidade social. Serão várias famílias beneficiadas com o direito da casa própria. A programação de visitas técnicas faz parte do planejamento da componente curricular de Geologia Aplicada e Mecânica dos Solos, ministrada pelo coordenador e professor do curso, Rodrigo Francklin Lopes Figueiredo.

Para o professor Rodrigo, a vivência in loco é um importante instrumento de ensino-aprendizagem. “As visitas estão sendo um recurso metodológico que está possibilitando relacionar conteúdos teóricos aprendidos em sala de aula com as obras de infraestrutura rodoviária no estado do Amapá, fazendo com que os alunos visualizem na prática o dia a dia de um projeto de grande porte, além de os discentes ouvirem os profissionais da área de atuação e terem a possibilidade de analisar a organização de um canteiro de obras, tornando o processo de ensino aprendizagem mais motivador”, disse.

Por Jacyara Araújo, jornalista do Campus Macapá

Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do Campus Macapá