Página inicial > Mais Notícias > Pesquisa quer saber sobre a atuação profissional dos egressos do Campus Macapá

Pesquisa quer saber sobre a atuação profissional dos egressos do Campus Macapá

Publicado: Segunda, 23 de Maio de 2022, 10h57 | Última atualização em Terça, 24 de Maio de 2022, 08h20

Alunos no laboratório do Campus Macapá (Foto: Suely Leitão)

Se você já fez algum curso técnico no Campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap) pode ajudar na pesquisa “Alunos egressos do curso técnico integrado e mundo do trabalho”. O projeto pretende coletar informações sobre a atuação profissional dos estudantes que já se formaram pela instituição na unidade da capital. O objetivo é reunir e sistematizar os dados recolhidos para propor adequações e melhorias para a inserção desses profissionais no mundo do trabalho. Para participar, basta ser ex-aluno de algum curso técnico do Campus Macapá e responder o formulário clicando aqui.

Para a coordenadora da pesquisa, professora Elisângela Passos, a partir da análise das informações levantadas será possível identificar em que medida o Ifap está contribuindo para a formação desses profissionais e qual é a atuação deles no mundo do trabalho no Estado do Amapá. “Poderemos discutir a possibilidade de novas perspectivas de atuação de políticas públicas educacionais e profissionais na região, que visem ampliar e melhorar a inserção de profissionais e mão de obra local. A pesquisa é de extrema importância para a região porque levanta discussões sobre a atuação dos Institutos Federais e suas implicações para o desenvolvimento regional”, explicou Passos.

Levando em conta a realidade atual dos alunos egressos, a pesquisa pretende, também, diagnosticar de que forma a política local poderá melhorar para estimular a empregabilidade e a geração de trabalho e renda na região.

O estudo faz parte dos trabalhos desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa Estudo sobre o Mundo do Trabalho e Educação Profissional (Gemep) do campus Macapá, o qual é certificado pelo Ifap desde 2016. Nove membros participam das atividades de pesquisa do grupo, sendo formando por cinco professores, dois técnicos-administrativos e dois estudantes.

Membros do Grupo de Pesquisa Gemep

Por Jacyara Araújo, jornalista do Campus Macapá