Página inicial > Mais Notícias > Curso de técnico de Geoprocessamento tem 40 vagas no Campus Macapá

Curso de técnico de Geoprocessamento tem 40 vagas no Campus Macapá

Publicado: Segunda, 30 de Maio de 2022, 09h02 | Última atualização em Segunda, 30 de Maio de 2022, 09h47

Se você já tem o ensino médio e deseja conquistar a certificação de técnico, o Campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap) oferece 40 vagas para o curso Técnico em Geoprocessamento através do Processo Seletivo Subsequente 2022.2. As inscrições são on-line, gratuitas e acontecem de 30 de maio a 20 de junho por meio do site processoseletivo.ifap.edu.br. Clique aqui para ler o edital.

Leia também: Ifap oferece profissionalização para quem já tem ensino médio

A seleção e classificação dos candidatos serão pelo desempenho (notas/conceitos) nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. No ato de inscrição, o interessado na vaga deve inserir as notas do 1º, 2º e 3º ano ou notas de acordo com a modalidade cursada, 1º e 2º etapa via Eja, ou 1º, 2º e 3º semestre via proeja, ou nota única via provão, ou nota única via Enem, ou nota única via Encceja.

O curso técnico em Geoprocessamento é uma área de atuação que utiliza geotecnologias e ferramentas computacionais relacionados a coleta, armazenamento, tratamento e processamento de dados. Assim, com base na localização geográfica, é possível mapear informações ou objetos apresentados na superfície terrestre e transformá-los em mapas, relatórios ou arquivos digitais, por exemplo.

Estudante do curso de Mineração usando a plataforma livre QGis para mapeamento de exploração de minérios

De acordo com o coordenador do curso, professor Sandro Balieiro, dominar as técnicas de geoprocessamento é um diferencial para diferentes profissões. “As áreas que mais utilizam o geoprocessamento são geografia, urbanismo, agricultura, meteorologia, mineração, engenharia de estradas, engenharia florestal, meio ambiente, dentre outras”, informou.

O curso de Geoprocessamento do Campus Macapá existe desde 2019, tem duração de quatro semestres (dois anos) e é realizado na modalidade de Educação a Distância (EaD) semipresencial, ou seja, pelo menos 20% da carga horária é presencial. As aulas acontecem no turno da noite. A infraestrutura dos laboratórios do Campus Macapá possibilita que os futuros estudantes tenham aulas práticas com a utilização de softwares específicos da área de Geoprocessamento.

Perfil profissional do Técnico em Geoprocessamento
Ao concluir o curso de Técnico em Geoprocessamento, o profissional estará habilitado a executar levantamos e coletas de dados espaciais, implantar no campo dos projetos de sistemas de transporte, obras civis, industriais e rurais, elaborar produtos cartográficos a partir de fotos terrestres, aéreas e imagens de satélite, dentre outras capacidades.

Por Jacyara Araújo, jornalista do Campus Macapá

Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do Campus Macapá