Página inicial > Mais Notícias > Galeria de Arte Virtual expõe 42 novas obras

Galeria de Arte Virtual expõe 42 novas obras

Publicado: Quarta, 01 de Junho de 2022, 08h46 | Última atualização em Segunda, 13 de Junho de 2022, 08h37
 Lives com organizadores, curadores e expositores acontecem dias 13 e 15 de junho na TV Ifap

Arte e o mundo digital se encontram novamente na abertura da exposição da Galeria de Arte Virtual (GAV21) de 2022.1. A partir do dia 13 de junho, as mostras “Conexões visuais” e “Do social ao Sacro nas obras do missionário Fúlvio Giuliano” estarão disponíveis no site www.gav21.org. O projeto é desenvolvido pelo Grupo Pesquisa Pró-Educar do Campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap) e tem como objetivo fomentar a cultura amapaense através do estímulo a produção cultural de novos artistas e divulgação de artistas locais.

Neste ano, a modalidade Exposições de Arte Visual (EAV), direcionada a atender a produtores/artistas locais, apresenta 21 obras do Padre Fúlvio Guiliano. Com curadoria da professora Cristiane Ferreira, as obras apresentam um repertório de cunho histórico e social sobre aspectos da realidade cultural do povo amapaense a partir de um olhar missionário. Na modalidade Mostras Temáticas Educacionais (MTE), voltada para trabalhos desenvolvidos por estudantes, serão expostas 21 imagens de alunos do Centro Educacional Cândido Portinari. A curadoria foi do professor e líder do Grupo de Pesquisa Pró-Educar, Ronne Franklim Dias.

“Na categoria MTE, o repertório da exposição mostra um pouco das diversidades de técnicas, suportes e categorias visuais trabalhadas no Centro Cândido Portinari. Já na categoria EAV, a exposição ganha relevância histórica, geográfica e das visualidades amazônicas dos povos da floresta como ribeirinhos, extrativistas, pequenos produtores de assentamentos, retratados sob o olhar estrangeiro de um missionário religioso, porém, de convívio e serviço a esses grupos invisibilizados das grandes narrativas pictóricas e políticas”, contou o professor Ronne Dias.

Para apresentar os organizadores, curadores e expositores com as obras deste ano, serão realizadas duas Lives no formato de roda de conversa no canal TV Ifap no Youtube nos dias 13 e 15 de junho, às 10h. No dia 13/6, participarão os alunos expositores do Centro Cândido Portinari, com a exposição “Conexões Virtuais”. Já no dia 15/6, participam os organizadores da exposição “Do social ao Sacro nas obras do missionário Fúlvio Giuliano”.

Sobre a GAV21

A Galeria de Arte Virtual (GAV21) é um projeto de extensão desenvolvido pelo grupo de pesquisa Pró-educar: Educação, Geografização, Arte e Visualidades. A inauguração da galeria aconteceu dezembro de 2021 como uma alternativa de divulgação trabalhos artísticos e culturais em meio a pandemia da Covid-19.

A primeira exposição contou com 42 imagens, sendo 21 delas criadas por estudantes do campus Macapá que retrataram realidades domésticas a partir do isolamento social. As outras 21 reuniu obras dos artistas Isaías Brito, Mapige e Haroldo Matos. Além das imagens, na GAV21 é possível acessar um amplo conteúdo bibliográfico dos expositores, glossário em artes e links de artigos sobre cultura e arte disponível no site www.gav21.org.

O grupo de pesquisa Pró-educar: Educação, Geografização, Arte e Visualidades foi criado em 2020 e discute problemas que afetam a educação sob aspectos do local amazônico e suas dimensões geográficas, artísticas e culturais. O objetivo é construir propostas críticas de compreensão dessas realidades territoriais e sociais fundamentadas em bases científicas, que dialoguem com a complexidade do cotidiano a partir do conjunto de práticas e saberes profissionalizados, institucionalizados ou informais das comunidades envolventes.

Por Jacyara Araújo, jornalista do Campus Macapá

Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do Campus Macapá