Página inicial > Mais Notícias > Estudante do Ifap leva realidade virtual para escola pública em Macapá

Estudante do Ifap leva realidade virtual para escola pública em Macapá

Publicado: Terça, 28 de Junho de 2022, 08h53 | Última atualização em Quinta, 07 de Julho de 2022, 09h58

Uma oficina foi ministrada como prática de estágio e permitiu que estudantes pudessem confeccionar óculos VR com materiais recicláveis

Estudante Rayana Barbosa durante ministrando a oficina sobre realidade virtual e o equipamento montado com materiais recicláveis | Fotos: Arquivo pessoal / Montagem: Secom/Ifap

Estudantes da escola estadual José do Patrocínio, no bairro da Fazendinha em Macapá, participaram no dia 27 de maio de 2022 de uma oficina de realidade virtual e tecnologias. A ação foi promovida pela acadêmica do curso Licenciatura em Informática do Campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap), Rayana de Souza Barbosa, como parte das atividades de estágio supervisionado. A atividade teve como objetivo levar aos estudantes do ensino médio uma proposta de confecção de Óculos VR de baixo custo com o uso de materiais como papelão, lentes de binóculos e cola.

De acordo com o orientador da estudante, professor Klessis Lopes, “entre as atividades propostas estava a confecção de óculos de realidade virtual de baixo custo que chamou muita a atenção dos alunos participantes, que produziram e se divertiram com o dispositivo feito com papelão, cola e lentes”. Para ele, “Os óculos de realidade virtual é um material pedagógico acessível, feito com recursos recicláveis e que podem ser utilizados em sala de aula como um recurso pedagógico".

A estudante do Ifap Rayana Barbosa contou que antes da confecção do equipamento, foram ministradas aulas sobre a realidade virtual aos participantes da oficina e demonstrações de aplicativos para a turma que poderiam ser utilizados na confecção dos óculos. Ela destacou que "a escola o qual foi executado o projeto é considerada de área periférica e não possuía um laboratório de informática educacional ativo” e que por isso precisou “desenvolver uma atividade intuitiva e que envolvesse tanto os alunos quanto os professores”.

“Acredito que através do uso da realidade virtual podemos contribuir com o processo ensino-aprendizagem utilizando as ferramentas adequadas, como os Óculos VR exclusivamente no âmbito educacional, desenvolvendo ou aprimorando as habilidades necessárias”, explicou. Para a estudante, o equipamento de baixo custo facilita o acesso dos estudantes de baixa renda a utilizar a tecnologia.

A seguir, clique na foto e confira outras imagens da oficina e do equipamento produzido.

Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do Campus Macapá
Twitter: @ifap_oficial