Página inicial > Mais Notícias > Banda do Ifap realiza 1º ensaio técnico público em Mazagão Velho

Banda do Ifap realiza 1º ensaio técnico público em Mazagão Velho

Publicado: Terça, 16 de Agosto de 2022, 12h12 | Última atualização em Terça, 16 de Agosto de 2022, 15h24

Além do ensaio, o grupo teve a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a cultura local

Banda do Ifap faz ensaio público em Mazagão Velho | Foto: Arquivo Pessoal

A banda Marcial do Instituto Federal do Amapá (Ifap) realizou o seu 1º ensaio técnico público durante visita ao distrito de Mazagão Velho, no interior do estado, no dia 13 de agosto. O ensaio teve por objetivo preparar os músicos e as balizas da equipe para o ciclo de apresentações cívicas e culturais que inicia em setembro deste ano.

O ensaio aconteceu em praça pública e contou com a coordenação técnica do maestro Antonio Fabiano dos Anjos e da estudante do curso de de Alimentos Nádia Tatiane Correa, coreografa da banda.

Além do ensaio, os participantes tiveram a oportunidade de realizar uma imersão na realidade cultural e histórica da comunidade local. Cerca de 40 participantes da Banda tiveram a oportunidade de conhecer um pouco sobre a origem da história amapaense, disse o coordenador da banda, o pedagogo José Luis Marques.

O coordenador destacou que o grupo foi guiado pela estudante do curso de Edificações Alice dos Santos Reis que contou a história de Mazagão. Foram visitados o Sitio Arqueológico onde estão as Ruinas da Antiga Igreja Marroquina de Mazagão Velho, com cerca de aproximadamente 200 anos. A banda visitou ainda a Casa de Cultura Municipal Dona Oldacina, que reúne um grande acervo fotográfico e objetos que retratam as tradições dos festejos de São Tiago, além de objetos da cultura do Marabaixo, instrumentos musicais de percussão, e amostra das roupas usadas nos festejos religiosos da comunidade.

Os componentes da Banda do Ifap, ainda tiveram a oportunidade de conhecer o Centro Comunitário Raizes do Marabaixo, fundado pelo senhor Jozue Videira que desenvolve a preservação da cultura do Marabaixo na comunidade. No local, o grupo participou de uma roda de Marabaixo e conheceu a torração da semente do cacau para produção de diferentes produtos, que serão distribuídos gratuitamente durante a Festa de Nossa Senhora de Assunção, Padroeiro da Comunidade., dia 15 de agosto.

Banda Marcial
A Banda do Ifap em 2022 é composta essencialmente estudantes, docentes, egressos e membros da comunidade externa. Este ano, com uma nova metodologia de trabalho, a Banda do Ifap está inserida em atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, buscando uma melhor formação integral do estudante, além do ensino da música aplicado a bandas marciais.

A banda do Ifap foi fundada em 20 de maio de 2018, por iniciativa do pedagogo José Luis Marques, como um Projeto de Extensão no Campus Ifap Macapá. Desde então, participa representando a instituição em diversas competições e apresentações de banda marcial.

Mazagão Velho
O distrito fica localizado no município de Mazagão, localizado na região sul do Amapá. Tem sua origem já no século 18, em 23 de janeiro de 1770, com a fundação da Vila de Mazagão pela coroa portuguesa. O objetivo na época era abrigar as famílias vindas da Mazagão Africana, colônia portuguesa no Marrocos que foi desativada e transferida para o Brasil.

No turismo, Mazagão se notabilizou pelas manifestações religiosas e culturais. A mais conhecida, a Festa de São Tiago, acontece de 16 a 28 de julho no distrito de Mazagão Velho e mistura rituais religiosos, cavalhada e teatro a céu aberto, recontando a guerra entre mouros e cristãos. A festividade acontece desde o ano de 1777. Mazagão Velho também concentra um extenso calendário de festas religiosas, tradicionais e culturais.

Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do Campus Macapá
Twitter: @ifap_oficial